São Paulo, segunda-feira, 01 de julho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Atletas ignoram regra da Fifa e mostram frases

DOS ENVIADOS A YOKOHAMA

Não adiantou a Fifa proibir os jogadores de exibirem mensagens em camisetas durante a Copa. Na comemoração do título brasileiro, as inscrições nas blusas foram uma atração à parte.
Por motivos óbvios, a que mais chamou a atenção foi a do capitão Cafu, que, ao levantar a taça apresentou ao mundo o lugar onde nasceu, se criou e onde mantém uma fundação com seu nome na zona sul da cidade de São Paulo. "100% Jardim Irene" estava escrito com hidrocor sobre a camisa amarela da seleção.
Os evangélicos da equipe brasileira -os zagueiros Lúcio, Edmilson e o meia Kaká- , que, ajoelhados e curvados, rezaram isolados do grupo logo após o apito final, antes da oração coletiva, fizeram louvores ao Senhor por intermédio de suas mensagens.
"Jesus ama você", dizia, em inglês e com um coração no lugar do verbo, as camisetas brancas de Lúcio e Edmilson, colocadas por cima do uniforme amarelo da seleção brasileira.
Já o meia são-paulino Kaká optou pela frase "I belong to Jesus" ("Eu pertenço a Jesus").
O lateral-esquerdo Júnior, que não é evangélico, aderiu à causa religiosa, mas também exaltou seu Estado. Em sua camiseta dividiam espaço as inscrições "100% Bahia" e "100% Jesus".
O volante Vampeta foi outro que lembrou suas origens, vestindo uma blusa onde estava escrito "100% Nazaré", em referência à sua cidade natal (Nazaré das Farinhas), no interior da Bahia, onde mantém um cinema.
O meia Ricardinho foi solidário. Homenageou o volante Emerson, a quem substituiu depois que o colega foi cortado, às vésperas do início da Copa do Mundo, por causa de uma luxação no ombro. A camisa do jogador corintiano estampava a frase: "Emerson, você está conosco".
Ronaldo, maior estrela da conquista, preferiu não tirar a "relíquia" que usou na final, a exemplo de Rivaldo -que, curiosamente, tem como marca nas comemorações tirar a camisa.
A Nike, uma das patrocinadoras da seleção brasileira, confeccionou camisetas amarelas especiais para a conquista, nas quais estava escrito "Brasil Pentacampeão".
(FV, FM, JCA, JAB, PC, RD, RBU E SR)

Texto Anterior: Premiação sai do protocolo e é feita no campo
Próximo Texto: Para Kahn, falha no 1º gol custou o Mundial
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.