São Paulo, terça, 1 de julho de 1997.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUTEBOL
Proposta de disputa entre 16 equipes brasileiras tende a ser aceita em detrimento da inclusão de estrangeiros
Clubes reúnem-se para fixar Copa União

LUIZ CESAR PIMENTEL
da Reportagem Local

Dirigentes dos 16 clubes considerados "grandes" do futebol brasileiro -integrantes do Clube dos 13- reuniram-se em São Paulo, ontem, para definir a Copa União, a ser disputada em 98.
A princípio, a proposta que teve melhor aceitação foi a de disputa entre os 16 clubes, em sistema eliminatório e jogos em ida e volta.
Dessa maneira, os 30 jogos do torneio seriam marcados para as terças e quintas-feiras, entre março e o final de maio ou início de junho, o que levaria os campeonatos regionais a serem disputados apenas nos finais de semana.
Além disso, algumas novidades estão sendo estudadas.
Uma delas é o deslocamento de jogos para locais onde pudessem ter apelo maior de público. Pensa-se, por exemplo, em levar jogos das equipes de São Paulo para o interior do Estado, Londrina, Mato Grosso do Sul ou Mato Grosso.
Partidas que contassem com equipes cariocas poderiam ser transferidas para Brasília, Florianópolis ou para a região Nordeste.
A proposta de disputa do torneio, assim, é semelhante à da Copa do Brasil, competição que deve ser substituída pela Copa União.
A diferença é que na Copa do Brasil, promovida pela CBF e pelo SBT (Sistema Brasileiro de Televisão), os clubes não têm total autonomia para administrarem o dinheiro recolhido.
Sem vínculo com a CBF, na Copa União os clubes negociariam os direitos de transmissão pela TV e com os patrocinadores, o que, acreditam, traria maiores lucros. A Rede Globo já manifestou interesse em comprar os direitos.
Outras novidades propostas para a Copa União referem-se às regras. Estudam-se a imposição de cobranças de falta sem barreira, impedimentos anotados somente a partir de pontos pré-determinados, final do limite de substituições e possibilidade de pedido de tempo técnico durante a partida.
Outra proposta incluía na competição mais 16 clubes de quatro países sul-americanos -Argentina, Paraguai, Uruguai e Chile.
Os dirigentes dos clubes irão convocar nova reunião para definirem a fórmula de disputa.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.