São Paulo, quinta-feira, 01 de agosto de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Evento salva ano, afirma COB

DA REPORTAGEM LOCAL

Além do fato de o Brasil organizar os Jogos Sul-Americanos representar um "teste" para a candidatura do país ao Pan-2007, o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, Carlos Arthur Nuzman, diz que a competição também serve para manter a dinâmica do atual quadriênio olímpico.
"Sem os Jogos Sul-Americanos, os atletas sofreriam uma perda técnica dramática, pois ficariam sem uma competição importante no segundo ano do quadriênio olímpico. No primeiro ano, após a Olimpíada, há a reformulação das seleções. No segundo, os Jogos Sul-Americanos; no terceiro, o Pan, e, no quarto, a Olimpíada."
Sobre ser mínima a presença de brasileiros que estiveram em Sydney-2000, Nuzman afirma que, ""se em todas as competições houvessem só atletas olímpicos, todas perderiam a importância".
O dirigente disse que desde Córdoba (ARG), que originalmente receberia os Jogos, estava definido que algumas modalidades seriam disputadas só por atletas das categorias de base. ""Antigamente os Jogos Sul-Americanos não tinham importância. Por isso, decidiu-se que alguns esportes o usariam como Campeonatos Sul-Americanos, mesmo que atuassem só categorias de base."
Por fim, Nuzman cita que, se o Brasil provar sua capacidade de organização, isso pode ser favorável para trazer para o Rio o Pan-2007. ""Em vez de quatro anos, tivemos três meses para organizar os Jogos." (EO E ML)



Texto Anterior: Jogos Sul-Americanos: Sem elite, Brasil abre hoje ensaio do Pan
Próximo Texto: Futebol - Carlos Rennó: Que gol!
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.