São Paulo, sexta-feira, 01 de setembro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasil faz sua pior campanha em eliminatórias

DA REPORTAGEM LOCAL

As denúncias contra Wanderley Luxemburgo ganharam força justamente em um dos piores momentos da trajetória profissional do treinador, que está levando a seleção brasileira à pior campanha da história em eliminatórias de Copa do Mundo.
Desde que se projetou com o Bragantino, em 90, o técnico nunca escondeu que seu projeto profissional era comandar a seleção.
De olho nessa meta, criou e difundiu uma imagem de modernidade que fez efeito na hora em que a CBF escolheu um substituto para o "antiquado" Zagallo.
Só que as coisas não têm saído na seleção como o técnico havia sonhado. Desde que ele assumiu, em agosto de 98, a seleção fez apenas duas apresentações convincentes, ambas contra a Argentina.
No mais, ganhou o título da Copa América-99 e vem colocando em risco a participação do país na Copa de 2002.
Nos últimos dois meses, pelas eliminatórias, a seleção sofreu duas derrotas quase inimagináveis até algum tempo atrás: perdeu do Paraguai, em Assunção, e do Chile, em Santiago.
Após a derrota para o Paraguai, o treinador começou a ter sua condições de "titular" do cargo amplamente contestada.
Os demais jogos pelas eliminatórias também não convenceram os torcedores: um empate com a Colômbia, em Bogotá, uma vitória sobre o Equador, no Morumbi, uma vitória sobre o Peru, em Lima, e um empate com o Uruguai, no Maracanã.
Sob fogo cruzado, com sua capacidade profissional contestada, Luxemburgo teve um momento para respirar, a vitória sobre a Argentina, no Morumbi, por 3 a 1, no mês passado.
Mas a queda frente ao Chile, em uma noite pouco inspirada da seleção, bastou para que ele novamente voltasse a ficar em baixa.
Uma apresentação insatisfatória da seleção domingo, contra a Bolívia, pode agravar ainda mais a crise do treinador, que busca separar, segundo ele, o que é público -o cargo da seleção- do que é privado.


Texto Anterior: Sócio negocia jogadores, mas refuta lucros
Próximo Texto: Painel FC
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.