São Paulo, sexta-feira, 01 de setembro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Complexo olímpico será "trancado" hoje

DO ENVIADO A SYDNEY

A região que circunda o complexo olímpico de Sydney vai ser "trancada" a partir de amanhã, na primeira grande operação de segurança dos Jogos. Para ter acesso será preciso ter um passe especial ou comprovar ser morador do local.
Cerca de 4.500 policiais vão fazer revistas especiais e impedir a entrada na região do Sydney Olympic Park. As buscas vão envolver membros da polícia montada, esquadrão antibombas e equipe antiterrorismo. Até o começo da Olimpíada, a operação vai ser estendida a outras 19 regiões, que abrigarão competições.
A segurança tem sido uma obsessão dos organizadores.
Para o juiz da Suprema Corte australiana John Dowd, porém, o governo está ultrapassando barreiras em nome dos cuidados com os Jogos.
"O governo federal está usando a Olimpíada como uma desculpa para aumentar seu poder nos governos estaduais", opinou o juiz. O governo australiano está propondo ter autonomia para usar tropas militares em caso de risco de terrorismo.
Para Dowd, a decisão é equivocada. "Caberia a cada Estado cuidar de suas próprias sedes e delegações. Em caso de necessidade, pediriam ajuda", disse.
Segundo ele, o Estado pode ficar com muito poder e cometer excessos nos Jogos. (MAD)



Texto Anterior: Segurança: Olimpíada impõe restrições a torcedores
Próximo Texto: Saúde: Incômodo intestinal é a nova preocupação
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.