São Paulo, quarta-feira, 01 de setembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUTEBOL

Sem Luis Fabiano, time quer evitar queda de ofensividade contra Coritiba

São Paulo tenta compensar perda de 25% de seus gols

EDUARDO ARRUDA
DA REPORTAGEM LOCAL

O São Paulo tentará voltar hoje, às 20h30, contra o Coritiba, no Morumbi, às primeiras colocações do Brasileiro sem o homem responsável por 25% de seus gols nas últimas quatro temporadas.
Sem Luis Fabiano, vendido para o Porto, de Portugal, o time, sétimo colocado, com 45 pontos, perde 40% de seu poderio ofensivo, segundo números do Datafolha.
Maior artilheiro da história do São Paulo em média de gols por partida (0,74), o atacante fez 118 dos 455 gols do time desde 2001.
Nesse período, o São Paulo obteve, com o jogador em campo, 89 vitórias, 31 empates e 40 derrotas, aproveitamento de 62,1% dos pontos. Sem ele, o rendimento caiu para 58,1%, com 34 triunfos, 16 empates e 19 derrotas.
A presença de Luis Fabiano rendia ao time média de 2,28 gols por partida, número que despencou para 1,38 quando ele não atuou.
Nesta temporada, especialmente, o São Paulo vinha se mostrando ainda mais dependente do atacante. Com Luis Fabiano, os são-paulinos obtiveram 73,3% de aproveitamento de pontos.
Sem ele, o número caiu para 53,3%. O atacante jogou 30 das 50 partidas do São Paulo em 2004 e balançou as redes 21 vezes.
Mesmo ausente em 20 confrontos, ele deixou o clube como artilheiro do time no Paulista, na Libertadores e no Brasileiro.
"Com a saída do Luis, a responsabilidade vai aumentar para mim, mas estou pronto", afirmou o atacante Grafite.
Segundo ele, a equipe já aprendeu a atuar sem Luis Fabiano.
"Jogamos muitos jogos sem ele. Acredito que estamos acostumados. Ele ficou muito tempo na seleção e também machucado", completou o atacante, que agora deve ter como companheiro na frente Diego Tardelli, que só anotou três gols nesta temporada.
Hoje, ao menos, ele será titular. Jean e Rondón são os outros homens de frente são-paulinos.
Contra o Coritiba, só o segundo ficará no banco. Jean, assim como o zagueiro Lugano, está suspenso. Dessa forma, o técnico Cuca abrirá mão do esquema com três zagueiros e atuará no 4-4-2.
Enquanto isso, a diretoria são-paulina procura reforços para a seqüência do Brasileiro. A posição de centroavante virou prioridade. Mas, segundo o presidente Marcelo Portugal Gouvêa, está "difícil" encontrar jogadores.
Além de um atacante, o time busca um lateral-esquerdo e um meia. Para a lateral, o clube negocia com o pentacampeão mundial Júnior. A diretoria aguarda até sexta-feira. O prazo para inscrições de atletas no Brasileiro termina 17 de setembro.
O Coritiba, que vem de derrota para o arqui-rival Atlético-PR, terá três desfalques para o jogo contra o São Paulo. Jucemar, com problemas no tornozelo, Alemão, com lesão no joelho, e Pepo, com conjuntivite, estão vetados.
O técnico Antônio Lopes terá a volta do atacante Tuta. Tesser e Tiago Soler disputam a vaga de Jucemar na lateral direita.


Colaborou a Agência Folha

Texto Anterior: Criciúma quer 1ª vitória
Próximo Texto: Porto compra só um quarto de Luis Fabiano
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.