São Paulo, Quarta-feira, 01 de Setembro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BASQUETE
Equipe tentará o tricampeonato
Houston, de Janeth, vai à final da WNBA

da Reportagem Local

Com uma vitória por 72 a 62 sobre o Los Angeles Sparks, na noite de anteontem, o Houston Comets, time em que joga a ala brasileira Janeth Arcain, alcançou a decisão da WNBA, a versão feminina da NBA, liga profissional norte-americana de basquete.
É a terceira vez, em três anos de existência da WNBA, que os Comets são finalistas. Nas duas primeiras decisões, se sagraram campeões. Agora, jogam pelo tri.
Na partida decisiva contra os Sparks, no ginásio do Houston, destacaram-se a armadora Cyhthia Cooper, com 22 pontos, 12 assistências e 7 rebotes, e a ala Sheryl Swoopes, com 23 pontos. Janeth, que jogou 30 dos 40 minutos do jogo, assinalou apenas 4 pontos e apanhou 3 rebotes.
O jogo foi tenso e terminou com um princípio de briga. Inconformada com a derrota iminente, a pivô Lisa Leslie, cestinha dos Sparks, com 20 pontos, agrediu a ala Tina Thompson no minuto final. Leslie foi expulsa, e Thompson, por dar um "tchauzinho" à oponente, entendido pelos árbitros como zombaria, também.
Janeth comentou que a equipe californiana mereceu a eliminação. "Eles não nos respeitaram", disse ela, que nesta temporada está com uma média de 5,8 pontos por partida. Em 97, quando foi titular, e em 98, registrou, respectivamente, 10,9 e 6,8 pontos.
Os Comets, vencedores da Conferência Oeste, chegam ao playoff (mata-mata) derradeiro -uma melhor de três jogos- novamente com a melhor campanha da liga, 28 vitórias e 7 derrotas.
O adversário na final será o New York Liberty, vice-campeão em 1997. Também anteontem à noite, a equipe, vencedora da Conferência Leste, eliminou o Charlotte Sting -vitória por 69 a 54.
A cestinha do Liberty, que tem 20 vitórias e 15 derrotas, foi a ala Crystal Robinson, com 18 pontos.
O primeiro jogo da decisão é amanhã, no Madison Square Garden, em Nova York. O segundo e o terceiro, se necessário, serão no Compaq Center, em Houston.


Texto Anterior: Torneio é "formatado' para a TV
Próximo Texto: Sul-Americano testa domínio brasileiro
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.