São Paulo, sexta-feira, 01 de outubro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MEMÓRIA

Silverstone foi o palco da primeira prova da categoria

DA REPORTAGEM LOCAL

Construído em um antigo aeroporto de Northamptonshire usado durante a Segunda Guerra Mundial, Silverstone assistiu à estréia da F-1.
Em 13 de maio de 1950, 21 pilotos alinharam seus carros no grid para a primeira corrida da história da categoria. Ao final das 70 voltas, o italiano Giuseppe Farina, com um Alfa Romeo, cruzou a linha de chegada na primeira colocação.
A Inglaterra é o único país, ao lado da Itália, que recebeu a F-1 todos os anos após sua estréia.
Silverstone, por sua vez, abrigou 38 provas, incluindo as últimas 18 edições do GP inglês. Brands Hatch também recebeu a F-1 12 vezes, e Aintree, cinco.
Em todos esses anos, o circuito passou por várias remodelações e presenciou as mais diferentes situações. De acidentes graves a visitantes inesperados.
Em 1998, por exemplo, Michael Schumacher tornou-se o primeiro piloto a vencer uma corrida depois de cruzar a linha de chegada nos boxes.
No ano seguinte, o mesmo alemão acidentou-se, quebrou a perna e foi alijado da disputa pelo título daquela temporada.
Em 2002, foi a vez de o ex-padre irlandês Cornelius Horan, o mesmo que neste ano agarrou Vanderlei Cordeiro de Lima, invadir a pista durante a prova para fazer um protesto.


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Tênis: Brasil enfrenta incógnita na Davis
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.