São Paulo, quinta-feira, 01 de outubro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ESPÍRITO OLÍMPICO

Chapinha
"O tempo está ruim para o cabelo", soltou Oprah Winfrey ao chegar a Copenhague. A apresentadora de TV passeou pelo principal centro de compras da cidade e causou comoção entre os dinamarqueses. "Se não vencermos, ao menos teremos feito nosso melhor", disse a apoiadora de Chicago.

Made in Brazil
O nadador Cesar Cielo foi alvo da imprensa internacional. Ao ser questionado se teria conquistado suas medalhas caso não treinasse nos EUA, o campeão olímpico citou Felipe França, prata no Mundial de Roma. "Ele nunca saiu do país para treinar nem fala inglês."

De longe
Um dos principais atletas da Espanha, o tenista Rafael Nadal lamentou não poder ir a Copenhague para prestar apoio a Madri. "Tenho de seguir o calendário internacional. Merecemos vencer."

Longe do poder
Apesar dos holofotes, membros do COI já falam em diminuir a presença de chefes de Estado nas eleições de sedes olímpicas. "O risco é começarmos a nos afastar do essencial das candidaturas", disse Dick Pound, do Canadá. "Talvez mostrá-los em DVD seja suficiente."

Dúvida cruel
Às vésperas da eleição, membros do COI desfilavam angústias pelos hotéis de Copenhague. "É como escolher entre seus filhos e seus irmãos", afirmou Samih Moudallal, da Síria. "Decidido? Não, sinceramente, mas estou perto", declarou o britânico Craig Reedie.

Quantidade
Juan Antonio Samaranch Jr., filho do ex-presidente do COI, já sabe como "ganhar" do adversário Barack Obama. "Ele é uma personalidade extraordinária", afirmou o espanhol. "Mas nós levaremos o rei da Espanha e o presidente de governo, Zapatero. Serão dois contra um."

Além-mar
A candidatura de Tóquio usa o apoio de estrangeiros para tentar angariar votos. O ciclista dinamarquês Nicki Sorensen está em campanha. A fundista portuguesa Rosa Mota, ouro na maratona em Seul-1988 e vencedora de seis São Silvestres, também apoia o projeto.


Texto Anterior: Futebol - Rodrigo Bueno: Enquanto isso...
Próximo Texto: Para frear críticas, Rio usa jornais e "bombeiro"
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.