UOL


São Paulo, sábado, 01 de novembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUTEBOL

Ex-treinador ganha título da Câmara paulistana, mas time que ele mais elevou breca homenagem pedida por torcida

Telê será cidadão de SP, não do São Paulo

RODRIGO BUENO
DA REPORTAGEM LOCAL

Telê Santana pode ser considerado oficialmente cidadão de São Paulo, mas não do São Paulo.
O principal técnico da história do clube do Morumbi, hoje com 72 anos, será homenageado pela maior cidade do país. Mineiro de Itabirito, Telê vai receber da Câmara Municipal de São Paulo o título de cidadão paulistano no dia 5 de dezembro, às 19h15.
Mas um movimento de torcedores que tenta fazer o São Paulo homenagear o ex-treinador deve ser ignorado devido à resistência de alguns dirigentes a Telê.
O vereador Gilberto Natalini (PSDB) teve a idéia de homenagear o ex-treinador como cidadão paulistano. "Nasci no Rio, e meu time de coração é o Vasco. Mas o Telê é suprapartidário. É querido por todas as torcidas, uma figura emblemática. Vamos fazer todo o esforço possível para ele vir a São Paulo ser homenageado", disse.
Um movimento de são-paulinos que pede um busto para Telê no Morumbi ou no CT, onde ele viveu por quase cinco anos, cresce na internet às vésperas do décimo aniversário do título do Mundial interclubes contra o Milan.
"Já temos mais de 3.000 assinaturas, e nosso site vem tendo 12 mil visitas diárias", disse Fábio José Paulo, analista de mercado que é um dos responsáveis pelo site www.saopaulofc.com.br, que cuida do abaixo-assinado eletrônico pela homenagem ao ex-técnico, que ainda é lembrado pela torcida em bandeiras e cânticos.
"Faremos uma festa à parte para o Telê. Não se fala de festa nenhuma do São Paulo. A construção do busto ainda não foi aprovada. O objetivo da nossa campanha é coletar apoios e passar para o São Paulo, mostrando que a vontade da torcida é de uma homenagem como essa ao Telê", disse Paulo.
Segundo a Folha apurou, o fato de o técnico ter entrado na Justiça contra o clube em 1997 (a questão trabalhista foi encerrada após acordo entre as partes) faz com que alguns cartolas não aprovem uma homenagem significativa ao homem que levou o time ao bicampeonato mundial (1992/93).
Membros da oposição na época do treinador também seriam contrários a uma grande celebração ao técnico, que deixou o clube em 1996 por problemas de saúde.
O presidente do São Paulo, Marcelo Portugal Gouvêa, disse que gosta da idéia de homenagear Telê com um busto, mas que não pode decidir. "Tomei conhecimento do movimento de torcedores, mas não é uma decisão minha. É de várias pessoas. Há certas regras para um busto. Isso está sendo estudado. Nenhum jogador ou técnico teve um. Só Cícero Pompeu de Toledo, Laudo Natel...", declarou Gouvêa.
O dirigente foi da oposição quando Telê comandava o clube. "Era da oposição antes, mas nunca torci contra o São Paulo. E o Telê não entrou com processo na minha gestão. Acho que não dá para guardar rancor de nada", disse o dirigente, que tentará levar Telê ao Morumbi e ao CT.
"Vamos tentar trazer para o Morumbi a entrega do título de cidadão paulistano. No dia 6, temos a festa no CT com os ex-jogadores, que neste ano também será estendida aos ex-técnicos."
O advogado Ives Gandra Martins, presidente do Conselho Consultivo do São Paulo, acha difícil a realização do desejo dos torcedores. "Me parece improvável a construção de um busto para o Telê no Morumbi ou no CT porque ele não dedicou toda sua vida ao São Paulo. Ele defendeu outras equipes. O Conselho Consultivo preserva as tradições tricolores, e acho que uma homenagem a Telê poderia ser feita apenas no museu", disse ele, que deve analisar o estatuto do clube sobre o caso.
Corinthians e Palmeiras já fizeram bustos a alguns ex-jogadores.
Telê está em Porto Seguro (BA). Renê Santana, seu filho, diz que não recebeu contato sobre a homenagem. "Não fui avisado. O Telê se emociona quando vê que os torcedores ainda se lembram dele. Não sei se há algo no clube contra a homenagem, mas isso o deixaria muito feliz. O São Paulo foi, sim, especial para ele. E o São Paulo é a torcida do São Paulo."


Texto Anterior: Futebol - José Geraldo Couto: Só para atrapalhar
Próximo Texto: Ex-técnico volta à mídia com site e, talvez, filme
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.