São Paulo, segunda-feira, 01 de novembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Prancheta do PVC

PAULO VINICIUS COELHO pvc@uol.com.br

A vantagem do Flu

NEM Vanderlei Luxemburgo, recordista de títulos brasileiros, conseguia em seu auge o que Muricy Ramalho tem nos últimos cinco anos.
Na 32ª rodada, o técnico do Fluminense liderava todos, menos o de 2008, cuja liderança alcançou um jogo depois. Outra vez na primeira posição, Muricy conviveu nos dois últimos meses com o dilema de escalar Rodriguinho e Washington no ataque, e ouvir críticas pelo fraco desempenho ofensivo, ou adiantar Conca, e escutar que o argentino não rende fora do meio-campo.
Contra o Grêmio, na quarta, Muricy rendeu-se ao sistema da moda. Manteve Conca no meio-campo, isolou Washington no ataque, deslocou Júlio César para a ponta direita, Marquinho para a esquerda e, na partida em que tinha mais desfalques, encerrou a série de cinco partidas sem vitória.
Contra o Grêmio, líder do returno, sinalizou a força na reta de chegada necessária para o Flu ganhar seu primeiro Brasileirão em 26 anos. Para Muricy faturar seu quarto em cinco anos.
O Fluminense resistia ao sistema da moda, o 4-2-3-1, utilizado contra o Grêmio -o Cruzeiro e o Botafogo também não usaram nenhuma vez o esquema.
Enquanto Émerson e Fred não voltam, a vantagem desse sistema é manter Conca na sua função.
O argentino anda visivelmente cansado, por ser o único jogador de linha presente nas 32 rodadas -Rogério Ceni e Fernando Prass são os dois goleiros que jogaram todas. Líder de assistências do Brasileirão com 17 passes, não dá um passe para gol há cinco jogos, mesmo jejum de gols de bola rolando, antes de fazer os dois da vitória por 2 a 0 sobre o Grêmio.
A volta do bom futebol de Conca na quarta é só um dos indícios de que o Flu está mais forte do que os demais na reta de chegada.

CONTA ERRADA
Tite diz que pretende ganhar os jogos em casa e empatar fora para ser campeão. Nesse caso, o Corinthians termina o Brasileirão com 66 pontos. O Flamengo, campeão com menor pontuação, alcançou 67 no ano passado.

CONTA CERTA
Na 32ª rodada de 2009, o Flamengo tinha 51 pontos e era sexto. O Palmeiras liderava com 57, como o Flu hoje. Essa é a diferença do Botafogo para a liderança...


Texto Anterior: Time do Vale é adotado de olho até na Copa-14
Próximo Texto: Diretoria sugere "recolhida" a Scolari
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.