UOL


São Paulo, segunda-feira, 01 de dezembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TÊNIS

Com vitória de Philippoussis, país faz 3 a 1 na Espanha e obtém seu 28º troféu, o 1º em casa desde 1986

Austrália quebra jejum e é campeã da Davis

DA REPORTAGEM LOCAL

Em um jogo dramático, Mark Philippoussis garantiu à Austrália seu 28º título na Copa Davis.
Mesmo sentindo dores musculares, o tenista bateu o espanhol Juan Carlos Ferrero, por 3 sets a 2, fechando o duelo final, disputado na grama de Melbourne, em 3 a 1.
A Austrália não levantava o troféu da Davis em casa desde a vitória sobre a Suécia, em 1986.
O triunfo parecia que seria fácil. Philippoussis, 27, nono do ranking de entradas, fez 2 a 0 sem grandes contratempos (7/5 e 6/3).
No terceiro set, no entanto, quando a conquista parecia iminente, Philippoussis começou a sentir dores no ombro direito, justamente o que usa para sacar.
Ferrero, 23, aproveitou o mau momento do rival e conseguiu o empate após fáceis 6/1 e 6/2.
Quando a torcida já acreditava que o espanhol venceria e seria necessário o quinto confronto, entre Lleyton Hewitt e Carlos Moyá, Philippoussis, que recebeu um longo tratamento no ombro antes do set decisivo, voltou com tudo e se impôs com um "pneu" (6/0).
"Não desistiria do jogo de maneira alguma. Foi um ano muito longo e esse era o nosso objetivo", afirmou Philippoussis, que conquistou sua segunda Copa Davis.
"No final da partida, eu estava paralisado. Era como se não estivesse atuando, e sim assistindo ao jogo", completou o australiano.
Há quatro anos, em Nice, ele obteve o triunfo decisivo na vitória sobre a França, por 3 a 2, no último troféu da Austrália na Davis.
Foi a primeira vitória do australiano sobre Ferrero, terceiro do ranking, que já derrotara Philippoussis em duas oportunidades, ambas no saibro (Roma, em 2000, e Roland Garros, neste ano).
O confronto final foi aberto na sexta, com a vitória de Hewitt sobre Ferrero (3 a 2). Depois, Moyá empatou o duelo, ao vencer Philippoussis por 3 a 1. No sábado, Wayne Arthurs e Todd Woodbridge superaram Alex Corretja e Feliciano Lopez por 3 a 0.


Texto Anterior: Vôlei: Invicto, Brasil conquista título inédito
Próximo Texto: Automobilismo: Muffato supera "dinossauros" e leva Stock Car
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.