São Paulo, quinta-feira, 02 de março de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TÊNIS
Brasileiro avança pela 1ª vez para as quartas-de-final de um torneio da ATP Tour na América Latina
Kuerten quebra seu tabu modesto

ALEXANDRE GIMENEZ
enviado especial a Santiago

O tenista brasileiro Gustavo Kuerten quebrou um tabu. Modesto, mas mesmo assim um tabu. Pela primeira vez em sua carreira, ele classificou-se para as quartas-de-final de um torneio válido pela ATP Tour disputado na América Latina.
O brasileiro superou o búlgaro Orlin Stanoytchev, 28, por 2 sets a 0 (6/3 e 6/4) e está classificado para a próxima fase do Torneio de Santiago, que paga US$ 350 mil em prêmios.
Agora, Kuerten é o único jogador da competição entre os mais bem ranqueados ao final da temporada passada -anteontem, o chileno Marcelo Ríos e o brasileiro Fernando Meligeni foram eliminados.
"Joguei uma partida sólida, mas mesmo assim errei algumas bolas no primeiro set. Isso é falta de ritmo de jogo", afirmou Kuerten após a partida.
Esta foi apenas a terceira vitória de Kuerten no ano em torneios da ATP -até agora, tem um aproveitamento de 50%.
Em sua carreira, Kuerten havia sido eliminado prematuramente nos torneios latino-americanos. Em Santiago, ele perdeu logo na estréia em 1996. Melhorou um pouco em 1998: foi eliminado na segunda rodada da competição.
Na Cidade do México, Kuerten foi eliminado neste ano na segunda rodada -em 1998, perdeu logo em sua primeira partida.
Agora, o brasileiro enfrentará amanhã, nas quartas-de-final do Torneio de Santiago, o argentino Agustin Calleri, que venceu o espanhol Emilio Alvarez por 2 sets a 1 (6/7, 6/3 e 7/6).
"Vou enfrentar novamente um tenista vindo do qualificatório. A vitória do Chela na semana passada mostrou que eles são caras perigosos, que podem complicar uma partida", afirmou Kuerten, referindo-se ao argentino Juan Ignácio Chela, que o eliminou na segunda rodada do Torneio do México, conquistando posteriormente o título da competição.
Após um início vacilante, Kuerten mostrou superioridade durante toda a partida -comandou a maioria das ações.
Além de ser mais agressivo do que o rival, o tenista brasileiro foi mais regular -teve 12 erros, contra 15 do adversário.
Logo no segundo game, teve a chance de quebrar o serviço do tenista búlgaro. Não conseguiu, perdendo o seu saque em seguida -foi a única vez durante o jogo que Stanoytchev fechou um game quando Kuerten estava sacando. Já o brasileiro quebrou o serviço do rival em três oportunidades.
O saque foi a grande arma do brasileiro. No total, ele fez 13 aces -oito somente no segundo set. "Isso mostra que minhas costas estão bem melhores", afirmou o brasileiro.
Kuerten está sentindo dores na região desde a semana passada. Por isso, antes do início da partida de ontem, foi fazer massagens no local -Stanoytchev preferiu relaxar jogando cartas com o espanhol Sergi Bruguera, no restaurante dos tenistas.
O brasileiro dedicou a vitória de ontem para a sua mãe, Alice, que está em Santiago acompanhando a competição.
"Ainda bem que eu ganhei rápido, em dois sets. Agora ela está com 51 anos, não sei se aguentaria caso a partida fosse para a terceira série", afirmou Kuerten.
No torneio de duplas, ao lado do brasileiro Antônio Prieto, Kuerten faria sua estréia ontem à noite, contra a parceria formada pelo chilenos Hermes Gononal e Adrian Garcia.


Texto Anterior: Agenda
Próximo Texto: Derrota de Ríos provoca desinteresse
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.