UOL


São Paulo, domingo, 02 de março de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MEMÓRIA

Movimento criou associação no Brasil há 28 anos

DA REPORTAGEM LOCAL

O esporte paraolímpico começou a se enraizar no Brasil no final da década de 50, mas só em 1975 surgiu uma entidade que aglutinou as modalidades e procurou dar uma roupagem mais profissional aos atletas portadores de deficiências.
Batizada de Ande (Associação Nacional de Desporto para Excepcional), a instituição congregava atletas com todos os tipos de deficiência.
Nos anos seguintes, porém, entidades de deficiências afins foram se desagregando e criando suas próprias representações, até chegar ao formato que vigora atualmente, com cinco grandes associações nacionais de esportes paraolímpicos.
O CPB só foi fundado em 1995. A instituição, que supervisiona as competições nacionais e internacionais, abarca 17 modalidades de esportes de verão e quatro de inverno.
O evento mais importante do calendário é a Paraolimpíada, disputada desde 1960.
O Brasil começou a mandar representantes para a competição apenas em 1972, em Heidelberg, na Alemanha.
Na última participação, em Sydney-2000, os atletas locais amealharam 22 medalhas (seis de ouro, dez de prata e seis de bronze). (GR)


Texto Anterior: Administração: Repasse da Lei Piva divide dirigentes paraolímpicos
Próximo Texto: A frase
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.