UOL


São Paulo, quarta-feira, 02 de abril de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUTEBOL

Recordista na Libertadores, clube avança 235 posições em ranking

Paysandu é o time que mais evolui no planeta

RODRIGO BUENO
DA REPORTAGEM LOCAL

Nenhum time da elite do futebol no planeta vive ascensão maior que o Paysandu. O clube subiu 235 posições no ranking mundial de clubes da IFFHS (Federação Internacional de História e Estatística do Futebol) de uma só vez.
O grande salto na tradicional lista que leva em conta só jogos de torneios de primeiro nível, internacionais e nacionais, não é a única façanha do "Papão" -pulou da 416ª posição para o 181º lugar.
O time tem hoje o melhor aproveitamento de pontos da história da Libertadores, principal competição interclubes da América.
Em cinco jogos, o Paysandu obteve quatro vitórias e um empate, o que resulta em um aproveitamento de 90% -a Conmebol, em seus livros, conta dois pontos por vitória. Nenhum dos grandes do país registra aproveitamento de pontos superior a 70% no torneio.
A equipe de Belém já garantiu antecipadamente a primeira posição do Grupo 2 da Libertadores. Passou fácil por três clubes tradicionais -Universidad Católica e Sporting Cristal já foram finalistas da Libertadores, e o Cerro Porteño, que apanhou de 6 a 2 em Assunção, é o quinto time que mais pontuou na história do torneio.
Amanhã, Barcelona de Guayaquil e Independiente de Medellín praticamente decidem quem pega o Paysandu nas oitavas-de-final. O time paraense, pela tabela, decidirá no estádio Mangueirão, tido como "alçapão" -se for às quartas, também decide em casa.
Com presença certa na segunda fase, o Paysandu já garantiu cinco pontos no ranking da Conmebol que definiu vagas para a Copa Sul-Americana -não aparecia na lista brasileira com 33 times, mas já tem ao menos o 22º lugar.
No ranking da Libertadores, segundo os livros da Conmebol, o "Papão" já é o 18º melhor clube brasileiro na história do torneio. Deixou para trás, por exemplo, Coritiba e Sport, campeões brasileiros, e pode passar neste ano Fluminense, Atlético-PR e Bahia.
No ranking da IFFHS, o vencedor da última Copa dos Campeões já é o nono brasileiro mais bem colocado. O São Caetano, time do país que mais tinha ascendido no cenário internacional nos últimos anos -foi vice da Libertadores no ano passado-, caiu da 39ª posição no ranking da IFFHS para o 60º lugar -o Real Madrid tomou ontem a primeira posição do Manchester United.
Em 2001, o Paysandu estava na Série B do Brasileiro. Neste ano, pode jogar o Mundial interclubes.


Texto Anterior: Futebol - Tostão: Novidade na seleção
Próximo Texto: Panorâmica - Futebol: Grêmio busca redenção na Libertadores
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.