São Paulo, sexta-feira, 02 de abril de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MEMÓRIA

Feola é único de São Paulo com título mundial

DA REPORTAGEM LOCAL

Juntos, os times paulistas são recordistas do país em troféus de Mundiais de clubes, de Libertadores, de Brasileiro, de Taça Brasil e de Roberto Gomes Pedrosa, mas os técnicos do Estado ainda têm, proporcionalmente, pouca representatividade na seleção brasileira.
Vicente Feola foi o único treinador paulista a disputar Copas do Mundo. Foi campeão em 1958, na Suécia. Em 1966, na Inglaterra, ele fracassou no comando da equipe nacional.
O último paulista a ter chance na seleção foi Emerson Leão, hoje no Santos. Ele assumiu o cargo em 2000 e foi demitido no ano seguinte, sem realizar o sonho de ir à Copa de 2002.
Jair Picerni, outro semifinalista deste Paulista, também não conseguiu ir a um Mundial, mas dirigiu a seleção nos Jogos Olímpicos de 1984, em Los Angeles. Saiu de lá com a medalha de prata.
Das cinco Copas vencidas pelo Brasil, duas foram sob o comando de técnicos do Rio de Janeiro: Aymoré Moreira, em 1962, e Carlos Alberto Parreira, atual comandante, em 1994.
Como treinador, o alagoano Zagallo triunfou em 1970.
Luiz Felipe Scolari, que comandou a seleção em 2002, na Coréia e no Japão, é o único gaúcho a vencer a Copa como técnico. (RP E RBU)


Texto Anterior: Futebol: Sotaque paulista comanda semifinalistas
Próximo Texto: Alex treina e pode voltar à zaga do Santos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.