São Paulo, sexta, 2 de abril de 1999

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BOXE
Entidade norte-americana ignora ranking para sancionar luta
No México, brasileiro pode ser coroado o campeão dos EUA

da Reportagem Local

O superpena brasileiro Acelino "Popó" Freitas, apontado por especialistas como o melhor lutador brasileiro da atualidade, pode ganhar hoje, no México, o título de campeão norte-americano por uma das três entidades que dirigem o boxe nos EUA.
Para sancionar o combate contra o mexicano Juan Macias, em Tijuana, a Nabo (Organização Norte-americana de Boxe) resolveu ignorar seu próprio ranking e ainda fez vista grossa para o fato de o brasileiro nem morar nos EUA.
Freitas não figura no último ranking da Nabo. O mesmo ocorre com seu oponente.
Questionado pela Folha sobre esse fato, Mark Reels, diretor-executivo da Nabo, demonstrou desconhecer o brasileiro.
"Freitas nunca havia manifestado o desejo de disputar o título, mas qualquer pugilista que more nos EUA e esteja ranqueado pela Organização Mundial de Boxe (entidade que deu origem à Nabo) pode, teoricamente, lutar pelo cinturão, mesmo que não esteja ranqueado por nós."
Ao ser informado de que Freitas ainda mora no Brasil e que por isso o mais conveniente seria que lutasse pelo título latino-americano da OMB, Reels surpreendeu-se.
"É mesmo? Não sabia disso. Mas não tem importância, mesmo não morando nos EUA. Ele pode vir para cá para colocar seu título em jogo periodicamente."
Das 16 categorias de peso reconhecidas pela Nabo, 7 encontram-se com o título vagos.
Freitas pode superar hoje a marca de 19 nocautes consecutivos em início de carreira, o que o colocaria à frente de Mike Tyson.
(EDUARDO OHATA)


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.