São Paulo, domingo, 02 de junho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

GEOPOLÍTICA

País deu origem ao desmembramento da ex-Iugoslávia

DA REPORTAGEM LOCAL

Em 1918, os eslovenos entraram em acordo com os sérvios e com os croatas e formaram uma nova nação, que recebeu o nome de Iugoslávia. Após a Segunda Guerra, a Eslovênia, que antes pertencera ao Império Austro-Húngaro, se tornou uma das repúblicas da nova Iugoslávia.
Esta, embora comunista, distanciou-se -sob o comando de Tito- do controle de Moscou. Com a morte de Tito e, mais tarde, com o fim dos regimes socialistas do Leste Europeu, os eslovenos, insatisfeitos com o controle do poder por parte dos sérvios, obtiveram sucesso em seu esforço pela independência, em 1991, dando início ao desmembramento da ex-Iugoslávia.
Estreitos laços históricos com a Europa ocidental, uma economia estável e uma consolidada democracia fazem da Eslovênia uma forte candidata à adesão à Otan e à União Européia.
O país tem problemas fronteiriços com a Croácia, mas negocia um acordo. Os dois também disputam o controle de parte das águas marítimas da região. A Áustria reclama da construção de uma usina nuclear perto de sua fronteira e do tratamento dado à minoria de origem austríaca que vive na Eslovênia.


Texto Anterior: Grupo B/hoje: Eslovênia joga no Mundial graças a "milagre estatístico"
Próximo Texto: Espanha desafia um tabu de 52 anos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.