São Paulo, terça, 2 de junho de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasil bateu recorde de amistosos

do enviado especial

A seleção brasileira foi a que mais realizou amistosos em 1997 entre todos os países que fazem parte da Fifa.
Segundo dados oficiais da organização que controla o futebol mundial, o Brasil disputou 18 partidas amistosas em 97 (e mais 6 oficiais, pela Copa América).
Esses amistosos incluem o Torneio da França e a Copa das Confederações (na Arábia Saudita).
Depois do Brasil, a equipe que mais fez amistosos foi a China, com 16 partidas jogadas. Como a seleção chinesa disputou ainda 14 jogos oficiais (pelas eliminatórias), acabou jogando 30 vezes no ano passado, sendo a equipe mais ativa. O Brasil vem em segundo lugar, com 24 partidas.
Entre as principais seleções do mundo, a média de jogos disputados fica bem abaixo disso.
A Itália, por exemplo, entrou em campo 12 vezes, fazendo apenas quatro amistosos.
A Alemanha, menos ainda: foram apenas nove jogos (dois amistosos). A Argentina disputou 14 partidas, mas todas oficiais.
Curiosamente, outra seleção prolífica em amistosos foi a dos EUA, que também está tendo sua relação com a Nike estudada pela Fifa. Os americanos jogaram 18 vezes em 1997, sendo 8 amistosos.
O número de amistosos aumentou depois do acordo da CBF com a Nike, no final de 96. Nesse ano, segundo os dados da Fifa, a seleção principal do Brasil fez sete amistosos e quatro partidas oficiais. (HuSa)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.