São Paulo, segunda-feira, 02 de julho de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUTEBOL
Seleções são as primeiras a conseguirem em campo vaga para Mundial

Camarões e África do Sul se classificam para a Copa

DA REDAÇÃO

Camarões e África do Sul são as primeiras seleções a garantir em campo o direito de participar da Copa do Mundo de 2002.
Ontem, as duas equipes ganharam suas vagas nas eliminatórias africanas e juntaram-se a Japão e Coréia do Sul, os organizadores do próximo mundial, e França, atual detentora do título.
Para Camarões, a classificação valeu também para reforçar a imagem de selecionado mais poderoso de seu continente.
Com a vitória de 2 a 0 sobre Togo, o selecionado africano garante lugar em uma Copa pela quinta vez. Desde a edição de 1982, na Espanha, Camarões, que foi às quartas-de-final da Copa-90, só não disputou a competição máxima do futebol em 1986, no México.
Além de Camarões, o único país africano que já disputou quatro Mundiais é Marrocos, que também está perto de garantir vaga para o torneio de 2002.
O novo feito dos camaroneses acontece em meio de uma crise na equipe nacional, que começou depois do fraco desempenho na última Copa das Confederações, que custou o emprego do técnico francês Pierre Lechantre.
A partida de ontem contra Togo, que jogou como visitante, foi a primeira do novo treinador -o também francês Robert Corfou.
O destaque da partida foi o atacante Samuel Eto'o, autor do primeiro gol do duelo e principal jogador na conquista do ouro olímpico em Sydney-2000. Na Olimpíada, o time eliminou o Brasil, o que significou a demissão de Wanderley Luxemburgo.
Para chegar ao seu quinto Mundial, a seleção de Camarões, que trocou o estilo ofensivo da década de 80 por um jogo de muita marcação e certa violência, percorreu trajetória brilhante nas eliminatórias africanas.
Contando as duas fases da competição, os camaroneses realizaram nove partidas até o momento. Foram oito vitórias e apenas uma derrota, o que significa um aproveitamento de 89%.
O time teve um ataque eficiente -média de dois gols marcados por jogo-, mas se destacou mesmo é na defesa.
Em toda a sua campanha eliminatória para a Copa-2002, Camarões sofreu apenas dois gols, média de 0,22 por jogo.
Para a África do Sul, que garantiu sua vaga com um empate de 1 a 1 contra Burkina Faso, fora de casa, o Mundial de 2002 será o segundo da sua história -o país esteve na França em 1998, quando não passou da primeira fase.
Os sul-africanos abriram o placar no primeiro tempo e cederam o empate na segunda etapa.
O resultado também reforça as pretensões do país de abrigar a Copa de 2010 -apesar da violência e dos problemas de estrutura, os sul-africanos despontam entre os favoritos para receber a competição de seleções, que também é pretendida pelo Brasil.
A África do Sul chega ao Mundial de 2002 invicta -o time ainda vai disputar um jogo que servirá apenas para cumprir tabela.
Em sete jogos, foram seis vitórias e um empate.
Na rodada de ontem das eliminatórias africanas, quem complicou sua situação foi a Libéria.
A seleção de um dos países mais pobres do continente perdeu em casa para Gana por 2 a 1.
Dessa forma, perdeu a liderança da chave para a Nigéria, que bateu ontem o Sudão por 4 a 0.
Na última rodada da chave, os nigerianos irão necessitar apenas de uma vitória contra a equipe de Gana para ir a um Mundial pela terceira vez seguida.
Nos outros dois grupos do qualificatório africano, duas seleção do norte do continente, Marrocos e Tunísia, são as equipes mais próximas de conquistar um lugar na primeira Copa da história que será realizada por dois países.


Com agências internacionais

Texto Anterior: Final será entre sul-americanos e africanos
Próximo Texto: Nigéria reage e fica próxima da Copa
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.