São Paulo, terça-feira, 02 de julho de 2002

Próximo Texto | Índice

Dia do fico

Patrícia Santos/Ana Carolina Fernandes/Folha Imagem
Garotos beijam estátua de Ronaldo em Bento Ribeiro, subúrbio do Rio; no alto, operário, no sambódromo de São Paulo



Copa do Mundo desembarca hoje no país e, com ela, a dúvida de Scolari em permanecer na seleção, e a de Teixeira, na CBF


Eles chegam hoje com a taça.
O Brasil de Scolari, pentacampeão mundial, desembarca pela manhã em Brasília e a pergunta a ser respondida é se o grupo continuará sendo o Brasil de Scolari.
Sem uma proposta de peso de clubes europeus e seduzido pelo sonho do inédito ouro olímpico, Luiz Felipe Scolari receberá as homenagens do Planalto propenso a continuar como técnico da seleção. A proposta da CBF já foi feita e atende sua principal reivindicação, o comando de todas as categorias de base. Scolari, que planejara definir seu futuro até o fim desta semana, decidiu estender o prazo até o final da próxima.
O treinador gaúcho não conta apenas com apreço da confederação. A melhor campanha de uma seleção brasileira desde o mítico tricampeonato de 1970 fez explodir sua popularidade. Segundo pesquisa Datafolha realizada em São Paulo logo após a decisão, 90% defendem a permanência do técnico -em fevereiro, apenas 33% aprovavam seu trabalho.
O penta pode fazer com que Ricardo Teixeira também permaneça à frente da CBF. O dirigente, que após ser alvo de duas CPIs no Congresso prometera deixar o cargo ao final do atual mandato, em 2003, pode rever sua posição.
Ainda no Japão, partidários do dirigente lançaram campanha extra-oficial pela reeleição, que colocaria Teixeira em mais uma Copa, a de 2006, na Alemanha.
Devassado por duas CPIs, instado a renunciar pelo governo, pressionado por clubes e federações, o cartola idealizou uma participação mais efetiva na campanha asiática na tentativa de fechar com chave de ouro sua administração. O penta, no entanto, antes de fechar, parece abrir novas portas para o dirigente de futebol mais investigado do país.


Próximo Texto: Big Phil
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.