São Paulo, segunda-feira, 02 de agosto de 2004

Próximo Texto | Índice

PAINEL FC

Para inglês ver
Três meses depois de jornalistas britânicos terem demonstrado a fragilidade da segurança do Estádio Olímpico de Atenas, a situação não melhorou muito. Ainda é possível chegar ao coração do evento sem ser submetido a nenhuma inspeção.

Promessa é dívida
Em maio, na época em que as críticas ao esquema grego vieram à tona, os organizadores alegaram, em sua defesa, que o sistema de proteção dos Jogos não estava em vigor. E prometeram que as sedes olímpicas estariam lacradas já a partir de julho, o que ainda não ocorreu.

Flashes
A segurança do estádio preocupa-se mais em saber se o visitante porta máquina fotográfica do que em inspecioná-lo para checar se carrega uma bomba. O procedimento, verificado ontem pela Folha, pode ter como objetivo preservar detalhes da cerimônia de abertura. Ou para evitar imagens do canteiro de obras ao redor do local.

De olho na tela
A NBC e o Guinness Book lançaram iniciativa para promover a cobertura de Atenas-04. Levarão aos Jogos de Inverno quem quebrar o recorde de horas seguidas assistindo TV -hoje a marca é de 50h05min.

Ponto comum
Novo modelo preparado pela Comissão de Futebol e Marketing pede à Receita Federal que a diferença entre o custo de formação e o valor de venda de um atleta não seja interpretado integralmente como lucro. Órgão do Ministério do Esporte concorda que a taxação tem de ser diferenciada.

Barcelona é aqui
Será lançada hoje à noite, no Centro de Cultura Catalã em São Paulo, a primeira associação dos torcedores do Barcelona no Brasil. A lista com os associados e o estatuto serão homologados pelo time do Camp Nou.

Por decreto
Marco Polo Del Nero deve enfiar goela abaixo de seus afiliados o número de clubes rebaixados no Paulista-05. Apesar de a maioria dos times defender o descenso de apenas dois, o presidente da FPF deve empurrar quatro para a A-2. "Os clubes têm que enxergar o macro. Não podem ficar olhando só para si."

Tática de risco
Curiosamente, o Corinthians, que só se salvou por causa do São Paulo e estaria na segundona se a regra defendida por Del Nero estivesse em vigor, é a favor do descenso de quatro.

Palanque vazio
Nem metade dos 22 campeões da Copa América deve comparecer ao encontro de hoje com o presidente Lula. A maioria da seleção brasileira B já está na Europa. Os mais pessimistas dizem que apenas três atletas estarão no Palácio do Planalto hoje.

Festa dos cartolas
Em compensação, diretoria da CBF e comissão técnica estarão em peso em Brasília. Ricardo Teixeira, Marco Antonio Teixeira, Américo Faria, Parreira e Zagallo são presenças certas. "O que importa é que a taça de campeão vai estar lá", justifica o presidente da CBF.

Mimo novo
O Memorial do São Paulo recebe um novo troféu. Nada conquistado pelo time do Morumbi, mas por sua filial européia. O São Paulo Madrid sagrou-se campeão de torneio espanhol e enviou a relíquia para o Brasil.

O favorito
Homem-forte do futebol do Cruzeiro, Zezé Perrella já tem o seu favorito para a conquista do Brasileiro-04: o Santos, de Vanderlei Luxemburgo, a quem demitiu no início do ano. "Tirando os problemas fora de campo, ele [Luxemburgo] é o melhor. Vai ganhar com o pé nas costas."

E-mail: painelfc.folha@uol.com.br

DIVIDIDA

Do vascaíno Eurico Miranda, sobre o fato de ter indicado como membro do STJD o consogro de Ricardo Teixeira, Nelson Thomaz Braga:
- Ele é meu amigo há 30 anos. Queria mesmo é votar. E ele não tem culpa de ser parente do Teixeira.

CONTRA-ATAQUE

Dança da cadeira

A churrascaria lotou para comemorar o aniversário do título mundial. Além das atletas e da comissão técnica que foram à Austrália em 1994, a Confederação Brasileira de Basquete convidou o grupo que buscará o ouro olímpico em Atenas.
Depois de pouco mais de uma hora de entrevistas no hall de entrada, uma a uma todas as jogadoras se sentaram à mesa comunitária, montada em uma área reservada do restaurante.
Quer dizer, quase todas.
Não havia cadeira justamente para Paula, uma das estrelas da campanha histórica. Graças à gentileza do técnico Miguel Ângelo da Luz, a ex-armadora conseguiu se espremer na cabeceira. Mas acabou premiada por um copo de cerveja na blusa.
A gafe só não foi maior porque Hortência, com problemas de saúde, não pôde participar.



Próximo Texto: Zé Roberto devolve Brasil à elite do vôlei feminino
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.