São Paulo, sexta-feira, 02 de dezembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

De novo, Fifa ignora título do Mundial-2000

DA REPORTAGEM LOCAL

A Fifa ratificou ontem em seu site oficial mais uma vez que os vencedores do Mundial interclubes (Copa Intercontinental e Copa Toyota) são de fato campeões mundiais. Mais que isso, ignorou de novo a conquista corintiana em 2000.
Na página da entidade que rege o futebol mundial, são listados todos os vencedores da disputa entre América do Sul e Europa entre 1960 e 2004. O campeão de 2000 é o Boca Juniors -o título do Corinthians no Brasil não é citado no texto.
Há agora vasto material no site da Fifa sobre os 25 clubes que já foram campeões do Mundial interclubes. A página mostra o perfil das estrelas da tradicional competição e resgata em detalhes as histórias de todos os duelos entre sul-americanos e europeus. ""Apresentamos os 25 clubes que foram proclamados campeões mundiais", diz o texto da Fifa.
Às vésperas de organizar a segunda edição de seu Mundial de Clubes, a Fifa deixou claro que o torneio dá seqüência ao Mundial interclubes. ""Este ano, o torneio adquire um caráter mais universal com a participação das seis confederações. A Europa confia em igualar o marcador [de títulos] com a América do Sul", diz o site.
A entidade destaca vários momentos e vários craques que brilharam no Mundial interclubes, como Di Stéfano e Puskas em 1960, Pelé em 1962 e Zico em 1981. Em 2000, destaca o meia Riquelme, do Boca Juniors, contra o Real Madrid.
No Mundial de Clubes de 2000, nem todos os participantes eram campeões continentais vigentes. O torneio foi chamado de ""ensaio" por Nabi Abi Chedid, vice-presidente da CBF e dirigente da Conmebol.
A Fifa fez neste ano uma nova taça para o Mundial de Clubes e decidiu não colocar o nome do Corinthians na mesma.


Texto Anterior: Torcida divulga nota e diz que "só Deus sabe o que virá" no domingo
Próximo Texto: Panorâmica - Futebol: Torcida do Inter entrega "Taça da Moralidade"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.