São Paulo, sexta-feira, 02 de dezembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Libertadores ajuda grandes de SP

RODRIGO BUENO
DA REPORTAGEM LOCAL

O Corinthians, virtual campeão brasileiro, e o São Paulo, atual campeão continental, estão livres de times argentinos e de um possível encontro com o rival Palmeiras pelo menos até as oitavas-de-final da Libertadores, como já havia indicado a Folha ontem.
Os corintianos, que partem em busca de um título inédito, vão enfrentar, no Grupo 4, os segundos times de Colômbia, Chile e México. Já os são-paulinos, que tentarão o tetra, pegam, no Grupo 1, Caracas, Cienciano e um outro adversário mexicano ou chileno.
O torneio, que teve seu sorteio ontem no Paraguai, repete o sistema de disputa deste ano. São 38 clubes. Na primeira fase, há um mata-mata com 12 times. Os seis vencedores avançam à fase de grupos, que conta com oito chaves com quatro clubes cada um.
Quatro times brasileiros (São Paulo, Paulista, Corinthians e Inter) e quatro argentinos (Newell's, Vélez Sarsfield, Estudiantes e Rosario) são cabeças-de-chave -o River Plate, se passar pela repescagem, cai na chave do Paulista.
Os dois melhores times de cada grupo avançam às oitavas-de-final. A partir daí, são mata-matas até a final, que mantém a sua exigência de estádios com capacidade mínima de 40 mil lugares.
Como tradicionalmente acontece nos anos de Copa, a Libertadores sofrerá uma parada durante o Mundial. A disputa é interrompida após as quartas-de-final. Essa fase deve ser encerrada no dia 17 de maio, quando a Fifa já não quer mais partidas internacionais de clubes. Até por isso, jogadores que forem convocados para a Copa não devem atuar no segundo jogo das quartas-de-final do nobre interclubes da Conmebol.
O Corinthians, se alcançar as quartas, pode não contar com Tevez, Mascherano, Gustavo Nery e Nilmar no jogo decisivo da fase.
O Palmeiras, que ainda luta para ir à Libertadores, não poderia contar com o paraguaio Gamarra.
As semifinais da Libertadores acontecerão nos dias 19 e 26 de julho. As finais estão marcadas para os dias 2 e 9 de agosto. O campeão vai ao Mundial de Clubes de 2006 -caso o campeão seja um mexicano, joga o torneio da Fifa o sul-americano mais bem colocado.
Goiás e Palmeiras ou Fluminense têm que passar pela primeira fase da Libertadores. No sorteio de ontem, ficou definido que o time goiano enfrentará uma equipe equatoriana na repescagem. Já Palmeiras ou Flu terá pela frente o Deportivo Táchira. Caso avancem, os clubes do país da repescagem cairão nos grupos de times argentinos da cidade de Rosário (Newell's, caso do Goiás, e Rosario, caso de Palmeiras ou Flu).
Nos mata-matas, o gol marcado como visitante é critério de desempate, exceto na fase final.


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Motor - Fábio Seixas: Já que a moda é secar...
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.