São Paulo, domingo, 02 de dezembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasil bate Rússia e vai a Pequim-08

Seleção masculina faz 3 sets a 0, mantém tabu de 5 anos, e hoje enfrenta o Japão em busca de bi de Copa do Mundo

Duas vagas restantes na Olimpíada concedidas por torneio serão disputadas por Bulgária, Rússia e EUA, que se enfrentam hoje


DA REPORTAGEM LOCAL

A seleção masculina provou ontem ter evoluído durante a Copa do Mundo do Japão.
Em uma final antecipada, disputada no ginásio Metropolitano de Tóquio, a equipe brasileira derrotou a Rússia por 3 sets a 0 (25/22, 25/22 e 25/18).
Foi a nona vitória consecutiva da equipe nacional na competição. O time brasileiro só perdeu na estréia do torneio, para os EUA, por 3 sets a 0.
"No ano passado, no Campeonato Mundial, o Bernardinho disse que o Brasil deu o melhor de si quando precisava. Hoje, da mesma forma, jogou bem", comentou o ponta Giba.
Com o resultado de ontem, o Brasil tornou-se a primeira seleção a garantir presença nos Jogos de Pequim-08 através da Copa. Hoje, às 8h30, o time pega o anfitrião Japão, em Tóquio. Se vencer, arrebatará o bicampeonato da Copa do Mundo, independentemente dos outros resultados da rodada.
As outras duas vagas olímpicas estão entre Bulgária, Rússia e EUA, que se enfrentam hoje. Quem vencer garante classificação. A Bulgária enfrentará a Argentina, já eliminada. Em caso de vitória, também assegura lugar na Olimpíada.
Ontem, o Brasil mostrou clara superioridade para manter o tabu de cinco anos sem derrota para a Rússia. O último revés foi em 2002, na decisão da Liga Mundial, em Belo Horizonte.
O time russo entrou em quadra pressionado por ter perdido a invencibilidade e a liderança do torneio anteontem, após cair diante da Bulgária, por 3 a 2. Pelo critério de desempate (ponto average), o Brasil já superava o rival na classificação.
Para tentar suplantar o passe brasileiro, a Rússia tentou forçar o saque no primeiro set. As constantes falhas, contudo, facilitaram o trabalho da seleção.
Em todo o jogo, o Brasil ganhou 30 pontos em erros russos e cedeu só 15 ao adversário.
A Rússia melhorou em seguida, comandando o placar no início do segundo set. Mas os brasileiros viraram graças às variações de ataque com os pontas Giba e Dante. A Rússia ainda assustou, ao empatar em 22 a 22. No entanto, não teve fôlego para prosseguir, e Gustavo fechou em ataque pelo meio.
O time russo começou novamente melhor no último set do duelo. Mas um ace de levantador Marcelinho demoliu a defesa russa, fazendo 15 a 13.
Um bloqueio, em seguida, ampliou a vantagem brasileira. A partir daí, a Rússia não conseguiu mais ameaçar a seleção.
O russo Semen Poltavskiy foi o maior pontuador da partida, com 15 pontos. Pelo Brasil, o destaque foi Giba, que fez 14.
"Hoje estivemos muito concentrados. Jogar contra a Rússia é sempre muito difícil porque é uma equipe dura e forte fisicamente. Foi uma verdadeira final", analisou Giba.


NA TV - Brasil x Japão
Globo, ao vivo, às 8h30



Texto Anterior: Santos luta pelo vice e vê 2008 de incertezas
Próximo Texto: Desvantagem: Gigantes russos não superam bloqueio de time nacional
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.