UOL


São Paulo, segunda-feira, 03 de fevereiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VÔLEI

Montali e Giba

CIDA SANTOS
COLUNISTA DA FOLHA

Agora é oficial: Gian Paolo Montali é o novo técnico da seleção da Itália. E a missão dele não será nada fácil: reconstruir o império italiano, que nos anos 90 conquistou três títulos mundiais consecutivos. O quinto lugar no Mundial da Argentina foi o alerta final de que o império estava mesmo ruindo.
Montali, 42, tem um currículo respeitável: coleciona um título mundial de clubes pelo Parma e já ganhou quatro vezes o Campeonato Italiano. Atualmente, é o técnico do Milano, que tem como destaque o atacante argentino Marcos Milinkovic e ocupa a quarta posição no Nacional.
Há tempos o nome de Montali aparece na lista dos cotados para assumir a seleção. Desta vez, ele foi o escolhido e deixou para trás Júlio Velasco, o técnico que transformou a equipe masculina da Itália em uma potência no vôlei no início da década de 90. Na última temporada, Velasco dirigiu a República Tcheca.
Quem já trabalhou com Montali, como o ex-atacante Renan, conta que ele tem um estilo próximo ao de Bernardinho, atual técnico da seleção brasileira. É exigente, perfeccionista e faz a turma trabalhar duro.
Nesta temporada, o novo técnico tem dois desafios: a Liga Mundial e o Campeonato Europeu. No ano passado, a Itália, comandada por Andrea Anastasi, ficou em quarto lugar na Liga e foi vice-campeã européia.
Na última sexta-feira, Montali já divulgou a sua primeira lista de convocados. A novidade na relação dos 22 atletas para a Liga Mundial foi o retorno do levantador Meoni, que ficou fora da seleção no ano passado por problemas de relacionamento com Anastasi.
A volta de Meoni, 30 anos e 1,97m, vai dar uma boa melhorada na seleção, que sofreu no último Mundial por não ter um grande levantador em quadra.
No restante, não há muitas surpresas: jogadores experientes como Giani, 33, foram convocados para o time. A base é a mesma do técnico anterior.
Também veio da Itália a notícia que agitou o mundo do vôlei na última semana: o resultado positivo para a maconha no teste antidoping de Giba. O jogador pode ficar suspenso por até dois anos. Mas se for seguido o critério aplicado à norte-americana Keba Phipps, a punição pode ser bem menor: cerca de dois meses.
De toda a maneira, quem perde com isso é o Ferrara. Com Giba, o time está em sétimo lugar na classificação geral do Italiano. Só os oito primeiros avançam à próxima fase. Ou seja, sem o brasileiro, que é o principal atacante do time, o Ferrara vai ter problemas.
Complicada também ficou a situação de Giba. Como você sabe, a maconha não melhora o desempenho. Ela é uma droga social. Mas no esporte trabalha-se muito com a imagem: o atleta é colocado como um modelo a ser seguido. E o fato de ele usar maconha seria um exemplo negativo.
Esses argumentos, discutidos ao longo da semana via imprensa, são válidos. Mas também é preciso ver o lado do atleta. Na maioria são jovens, com curiosidades e fragilidades. Não dá para exigir que sejam modelos de comportamento o tempo todo. Também são humanos e falíveis.
Mais: não dá para ficar julgando ninguém. Como canta Caetano Veloso, "cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é".
Bola pra frente, Giba.

Superliga
O atacante Marcelo Negrão foi um dos destaques da rodada do fim de semana. O atacante, que está voltando a jogar depois de uma grave contusão no joelho e um longo período longe das quadras, fez 16 pontos na vitória do seu time, a Ulbra, sobre o Suzano, por 3 sets a 1. Ele foi o segundo maior pontuador do jogo. Só ficou atrás de Leandro Neves, do Suzano, que registrou 25 pontos. Negrão bateu 28 bolas no ataque e colocou 14 no chão. Um belo recomeço.

Peneira
Atenção, meninas: sábado tem peneira no BCN/Osasco. O teste para as jogadoras do pré-mirim (nascidas em 90, 91 e 92) e infantil (nascidas em 88) será às 9h30. Às 11h, começará a seleção no mirim (nascidas em 89) e infanto-juvenil (86 e 87). As inscrições são gratuitas: basta comparecer com documento e roupa de treino. A peneira será no Sesi/Piratininga, na avenida Getúlio Vargas, 401, Jardim Piratininga, em Osasco. Informações: 0/xx/11 3681-8781.

E-mail: cidasan@uol.com.br



Texto Anterior: A rodada: Lusa perde em casa e estende jejum de vitória
Próximo Texto: Tênis: Guga já treina na Suécia, onde joga pela primeira vez
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.