São Paulo, sexta-feira, 03 de abril de 2009

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Dívida faz Flamengo desistir da Petrobras

Mais longa parceria do esporte do país chega ao fim

SÉRGIO RANGEL
DA SUCURSAL DO RIO

Mergulhado em dívidas, o Flamengo anunciou ontem o fim da parceria de quase 25 anos com a Petrobras e decidiu retalhar o uniforme para conseguir R$ 20 milhões por ano.
O patrocínio da estatal do petróleo era o mais antigo do esporte brasileiro. A empresa pagaria R$ 14,2 milhões nesta temporada. Como não tinha as certidões negativas de débito com o setor público exigidas pela legislação para conseguir a liberação da verba da Petrobras, o clube não recebeu nenhuma parcela neste ano.
""Já fizemos um comunicado oficial para a Petrobras, que, por quase 25 anos nos ajudou, mas precisamos dar sequência e ficou claro que é difícil operarmos um clube com esta linha de patrocínio", disse o presidente em exercício do Flamengo, Delair Dumbrosck.
O Flamengo tem uma dívida de mais de R$ 200 milhões e não consegue as certidões negativas de débitos com o INSS e o IPTU, o que inviabiliza o repasse das cotas de patrocínio.
""A Petrobras nos ajudou em muitas glórias, mas temos que partir para a iniciativa privada agora", afirmou o dirigente.
Para conseguir dinheiro para o clube, o departamento de marketing decidiu dividir o tradicional uniforme em três espaços para os anunciantes.
A cota do patrocinador principal será de pelo menos R$ 16 milhões. A manga da camisa, por sua vez, está sendo negociada por R$ 4 milhões. Já o calção e os meiões serão também oferecidos no mercado. O valor ainda não foi fechado.
""Temos como crescer em valores, mas prefiro não falar nos nomes da empresas, que já nos fizeram propostas", comentou o diretor de marketing do clube, Ricardo Hinrichsen.
Semp Toshiba, Oi e Nestlé já fizeram ofertas para estampar suas logomarcas no uniforme do clube rubro-negro.
Apesar do assédio, o Flamengo vai disputar o clássico com o Fluminense, domingo, pela última rodada da Taça Rio (equivalente ao segundo turno do Estadual), já sem a marca da estatal -fato inédito desde 1984.
O patrocínio da Petrobras foi reduzido neste ano. A empresa pagava R$ 16 milhões em 2008. No acordo fechado no início do ano, a estatal passaria a desembolsar R$ 14,2 milhões. A empresa alegou que a crise mundial havia reduzido o orçamento para patrocínios esportivos.
Em nota oficial, a Petrobras diz ""que foi pega de surpresa pelo anúncio feito pelo Flamengo, já que, como acordado, estava aguardando a regularização fiscal do clube para efetivar o novo contrato, que teria a validade de um ano a partir da data de sua assinatura". No comunicado, a empresa lamenta o final ""da mais longa parceria do esporte mundial".
Para tentar aumentar a arrecadação, o departamento de marketing desenvolve diversas ações para beneficiar o futebol.
A primeira movimentação será uma promoção para os torcedores ganharem camisas autografadas dos jogadores que irão atuar no Fla-Flu. ""A ideia é fazer do limão uma limonada", disse o vice-presidente de futebol do Flamengo, Kléber Leite.
Com o fim do vínculo, o River Plate passa a ser o único clube de futebol a estampar na camisa o logotipo da Petrobras, que investe no time por meio de sua divisão na Argentina.


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