São Paulo, domingo, 03 de maio de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Copa do Brasil é personagem na final

Resultados da competição nacional viram arma psicológica para santistas e corintianos usarem na decisão do Paulista

Mano Menezes aponta que derrota para o Atlético-PR é aviso para cautela, e Vagner Mancini usa revés de rival para animar e instruir time


PAULO GALDIERI
DA REPORTAGEM LOCAL

No duelo Corinthians x Santos, Paulista e Copa do Brasil têm se confundido. A prioridade que ambos os times deram, no início da temporada, para a competição nacional se mostrou determinante para os rumos da reta final do Estadual.
Tanto que, com base no que aconteceu no meio da semana, os santistas se agarram em uma esperança para uma reviravolta no Estadual. E os corintianos tiram lições para evitar a perda de um título que estão muito perto de conquistar.
Os 3 a 2 do Atlético-PR sobre a equipe do Parque São Jorge viraram motivo de debate tanto entre Mano Menezes e seus comandados como nos vestiários do CT Rei Pelé, com Vagner Mancini e os atletas do Santos.
Assim como ocorrera com o Santos antes do primeiro jogo da decisão estadual, quando a equipe inesperadamente perdeu para o CSA e foi eliminada na Copa do Brasil, o Corinthians teve de administrar seu revés no torneio que dá uma vaga na Libertadores-2010.
Prova disso é que anteontem, antevéspera de entrar em campo para tentar seu 26º título paulista, e de forma invicta, Mano Menezes ainda dava explicações para o primeiro baque de seu time na temporada.
Mais que isso, o técnico do Corinthians tenta usar o fato de sua equipe ter levado três gols -e só não ter perdido por 3 a 0 graças a uma reação no final da partida- como alerta.
"Foi numa boa hora que isso aconteceu, para mostrar como é o futebol de hoje. Você tem uma boa vantagem, conseguiu aumentá-la, mas não é suficiente para garantir o título.
Nosso grupo é inteligente e entendeu o sentido disso", afirmou o técnico corintiano.
O Santos, por seu lado, tenta usar a seu favor os acontecimentos do meio de semana, já que sentiu na pele os efeitos de um revés na Copa Brasil logo antes do primeiro confronto da decisão do Paulista.
O técnico Vagner Mancini fez seus atletas assistirem à partida de Curitiba. Quis mostrar ser possível fazer três gols no Corinthians. E foi além: tentou passar a seus comandados o que não se deve fazer caso cheguem ao desejado placar, com três gols de vantagem.
"O Atlético fez excelente início de jogo, dominou por 70 minutos. De repente, tomou dois gols. Faltou saber administrar."
Hoje, quem vai assistir à decisão entre Corinthians e Santos para tirar conclusões é o técnico da seleção brasileira.
Dunga estará no estádio, sobretudo, para ver de perto o desempenho de Ronaldo.


Colaboraram CAROLINA ARAÚJO, enviada especial a Santos, e TONI ASSIS, da Reportagem Local

NA TV - Corinthians x Santos
Globo (para SP), Band (para SP) e Sportv, ao vivo, às 16h



Texto Anterior: Juca Kfouri: Relatividade FC
Próximo Texto: Interior: Empate confirma título para a Ponte Preta
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.