São Paulo, quarta, 3 de junho de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

UTAH JAZZ

Cores - Púrpura, prata e preto.
Ginásio - Delta Center.
Campanha - 62 vitórias e 20 derrotas na fase classificatória; 11 vitórias e 3 derrotas nos playoffs semifinais.
Títulos - nenhum.
Time-base - John Stockton, Jeff Hornacek, Bryon Russell, Karl Malone e Greg Foster (Greg Ostertag).
Técnico - Jerry Sloan, ex-jogador violento, "canta", à beira da quadra, todas as jogadas da equipe.
Melhor jogador - Karl Malone, ala-pivô, foi considerado no ano passado o MVP (Most Valuable Player), ou melhor jogador do campeonato. O "carteiro", como também é conhecido, vem desenvolvendo bastante o arremesso de média distância e os passes perto da tabela (dificultando a dupla marcação). Muito bom defensivamente, tem bloqueios muito bons. Malone, que conta com a vantagem de ser o jogador mais forte da NBA, sabe tirar proveito de sua força física
Ponto forte - O entrosamento entre o armador John Stockton, recordista de assistências na história da NBA, e Malone, que atuam juntos há 13 temporadas. Malone diz que o fato de se relacionarem bem fora das quadras, assim como acontece com todo o resto da equipe, é um dos segredos para o equilíbrio do time. "Não sei se a nova geração conseguirá repetir esse entrosamento", diz Malone.
Ponto fraco - O estado físico de Stockton, que esteve ausente de grande parte das partidas da temporada devido a uma cirurgia. Seu número de minutos por jogo caiu quase 20% neste campeonato. Outro armador, Jeff Hornacek, também se recupera de contusão.
Tática - é uma das resistências na NBA à ditadura do mano-a-mano, em que o ataque isola seu melhor jogador num canto da quadra e torce para que ele supere seu marcador. Baseia seu jogo na troca de passes, deslocamentos e corta-luzes com bloqueios de corpo, o chamado "pick and roll".
O que poderia desequilibrar - Quando a coneçção Stockton-Malone engasga ou não está disponível, cabe ao ala Bryon Russell aliviar a barra.
Por que torcer - Malone e Stockton integram uma das três duplas que atuaram juntas por 13 temporadas da NBA. Diferentemente de Kevin McHale e Robert Parish, do Boston Celtics, e Bill Laimbeer e Isiah Thomas, do Detroit Pistons, que ganharam três e dois títulos, respectivamente, ambos ainda não conquistaram nenhum campeonato. Com rumores de que Malone estaria interessado em trocar de equipe, seria um bom prêmio para Malone e Stockton se eles finalmente ganhassem seu campeonato.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.