São Paulo, quarta, 3 de junho de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CHICAGO BULLS

Cores - Branco, vermelho e preto.
Ginásio - United Center.
Campanha - 62 vitórias e 20 derrotas na fase classificatória; 11 vitórias e 4 derrotas nos playoffs.
Títulos - Cinco (90/91, 91/92, 92/93, 95/96 e 96/97).
Time-base - Ron Harper, Michael Jordan, Scottie Pippen, Dennis Rodman, Tony Kukoc e Luc Longley.
Técnico - Phil Jackson, adepto do zen-budismo, gosta de deixar seus "cavalos correrem".
Melhor jogador - Michael Jordan, armador, foi na temporada passada, pela décima vez, cestinha da NBA (Liga Norte-americana de Basquete), um recorde. Foi eleito em cinco oportunidades o MVP (Most Valuable Player), ou melhor jogador da temporada. Aos 35 anos, trocou as acrobacias aéreas que o celebrizaram por um estilo convencional, porém eficaz.
Ponto forte - É o time mais experiente (média de 32,2 anos). "Somos veteranos, mentalmente mais fortes que os outros", diz Jordan.
Ponto fraco - O reboteiro Dennis Rodman adora apelar à guerra de nervos; muitas vezes enerva seus adversários com sucesso. O problema é que a arbitragem, que segundo Rodman tem mania de perseguí-lo, sempre está de olho nele. O ala-pivô também geralmente não tem sucesso na marcação de Karl Malone, ala-pivô e cestinha do Utah Jazz.
Tática - Adota o sistema do triângulo, desenvolvido na década de 40 por Tex Winter, hoje assistente de Phil Jackson. Espaceja seus jogadores, formando triângulos equiláteros no ataque. Os "vértices" devem se mover e trocar passes com velocidade. Sem jogadas ensaiadas, esperam o movimento do marcador para agir. Jordan funciona como válvula de segurança se o sistema naufraga.
O que pode desequilibrar - O mando de quadra este ano será do Utah Jazz, ao contrário do que ocorreu no ano passado. O Chicago vem de um playoff bastante disputado com o Indiana Pacers, definido somente no último domingo, no jogo de número sete, e teve pouco tempo para se recuperar. O adversário, por sua vez, está há dez dias sem jogar e entra em quadra descansado.
Por que torcer - Esta pode ser a última campanha do núcleo que garantiu ao Chicago Bulls cinco títulos. Os principais jogadores -e Jackson- somente participam desta final porque ao fim da última temporada o próprio Jordan pediu ao proprietário do time que a base da equipe fosse mantida para realizar a defesa do título. Jordan fala em se aposentar; Pippen e Rodman, em trocar de time; Jackson, em descansar durante um ano



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.