São Paulo, segunda-feira, 03 de julho de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUTEBOL
Franceses batem a Itália, na prorrogação, por 2 a 1, e vencem torneio
França, de virada, ganha título da Eurocopa-2000

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

A França conquistou ontem o título da Eurocopa-2000 ao vencer, de virada e na prorrogação, a Itália, por 2 a 1. É a segunda vez que os franceses ganham o torneio continental.
A seleção francesa, campeã da Copa do Mundo de 1998, perdia o jogo até os 48min do segundo tempo, quando Wiltord empatou a partida. Na prorrogação, Trezeguet fez o gol, aos 14min, que encerrou a partida.
Pela regra da competição, o time que marca um gol na prorrogação encerra, automaticamente, a partida -situação que já ocorrera na decisão da Eurocopa-96, quando a Alemanha bateu a República Tcheca.
O título da Eurocopa-2000 serviu para a seleção francesa "confirmar" sua condição de campeã da Copa do Mundo.
Mesmo com o título, a seleção francesa teve sua competência contestada por parte da imprensa mundial, que acreditava que a seleção só havia vencido por ter jogado em casa.
Na Eurocopa, disputada na Holanda e na Bélgica, os franceses perderam apenas uma partida, para a seleção holandesa.
No jogo de ontem, a França mostrou forte poder de reação, pois apresentou um futebol ruim até a metade do segundo tempo.
A Itália foi melhor durante quase toda a partida, que teve um primeiro tempo fraco, sem grandes chances de gol.
Na segunda etapa, o time comandado pelo ex-goleiro Dino Zoff, que defendia o gol italiano na Copa de 1982, se mostrou mais objetivo e ofensivo.
Aos 9min, Totti deu um bonito passe de calcanhar para Pessoto, que, pela direita do ataque italiano, cruzou para Del Vechio, na pequena área, marcar.
Em desvantagem, os franceses partiram para cima da Itália, que armava perigosos contra-ataque.
Em um deles, Del Piero, aos 39min, perdeu um gol quando estava sozinho, pela esquerda do ataque italiano, na área da França.
Ele, que já havia desperdiçado ótima chance de marcar aos 13min, chutou fraco, cruzado. Barthez fez defesa fácil.
Aos 48min, nos acréscimos, o primeiro gol francês. Wiltord recebeu passe na esquerda do ataque da França e chutou cruzado. A bola passou embaixo do goleiro italiano. Na prorrogação, aos 14min, Pires driblou Cannavaro pela esquerda e cruzou para área. O franco-argentino Trezeguet, livre de marcação, chutou forte, no ângulo superior direito de Toldo.


Texto Anterior: França vence a Euro-2000 em final dramática com a Itália
Próximo Texto: Uefa multa Holanda e Itália por indisciplina
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.