São Paulo, segunda-feira, 03 de julho de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

INDY
Piloto de 41 anos dispara como líder da temporada após prova de Cleveland
Moreno vence 1º GP na categoria

DA REPORTAGEM LOCAL

Após 13 anos de carreira internacional, o piloto brasileiro Roberto Moreno conseguiu ontem, pela primeira vez, subir ao posto mais alto de um pódio: venceu o GP de Cleveland, da Indy.
Aos 41 anos (é o piloto mais velho da atual temporada), Moreno disparou na liderança do campeonato, com 91 pontos -seu conterrâneo Gil de Ferran, que não terminou a prova no Estado de Ohio (EUA), está em segundo.
""Foi um fim de semana muito bom. O carro esteve muito bem acertado nos treinos e na prova", disse Moreno ao final da prova.
O brasileiro da equipe Patrick sempre foi caracterizado como um coadjuvante das pistas: ou dirigia para equipes pequenas ou ficava no posto de piloto substituto.
Na F-1, participou de seis campeonatos -1987, 1989, 1990, 1991, 1992 e 1995. Pilotou para as nanicas AGS, Coloni, Eurobrun, Minardi, Andrea Moda e Forti.
Nas sua melhor chance, foi companheiro de Nelson Piquet na Benetton. Seu melhor resultado foi o segundo lugar no GP do Japão, em 1990. Em 1991, acabou sendo substituído no meio da temporada por um novato alemão: Michael Schumacher.
Pela Indy, fez só duas temporadas completas, com dez anos de intervalo entre elas (1986 e 1996). Nos últimos anos, esteve como piloto substituto. Foi reserva do compatriota Christian Fittipaldi, do canadense Patrick Carpentier e do britânico Mark Blundell. Nos EUA, seu apelido ficou ""Super Sub" (""Super Reserva").
Nesse período, ele disputou também provas de menor expressão como o kart brasileiro, Superturismo (Itália e França) e Fórmula-3000 européia. Nesta última, obteve quatro vitórias em 1988.
Ontem, porém, Moreno, que já tinha feito a pole position, liderou 83 das 100 voltas da prova, disputada na pista de um aeroporto.
No pódio, ele subiu acompanhado pelo estreante sueco Kenny Brack e pelo brasileiro Cristiano da Mata. O GP de Cleveland (9º disputado no ano, de um total de 20) foi marcado por muitas quebras e batidas -13 dos 25 carros não terminaram.
Moreno é o 8º piloto a vencer uma prova em 9 provas já realizadas em 2000 -Gil de Ferran foi o único a obter duas vitórias (Nazareth e Portland). Outro brasileiro vitorioso foi Hélio Castro Neves (Detroit).
O Brasil tem o maior contingente de pilotos na categoria, são 15 em um total de 29 -só quatro são norte-americanos.


Texto Anterior: Barrichello volta a usar equipe em explicações
Próximo Texto: Comemoração inclui "donuts" e hino à capela
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.