São Paulo, sábado, 03 de julho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CICLISMO

Americano tem seu nome envolvido com doping

Armstrong tenta ser o primeiro a vencer seis vezes a Volta da França

DA REPORTAGEM LOCAL

O americano Lance Armstrong, 32, dá início hoje à sua tentativa de se transformar no primeiro homem a vencer seis vezes seguidas a tradicional Volta da França.
Outros quatro ciclistas ganharam cinco vezes a competição, mas, por diferentes motivos, nenhum chegou ao sexto triunfo.
Jacques Anquetil, da França (1957, 61, 62, 63 e 64), desistiu de competir. Lesionado, o belga Eddy Merckx (1969, 70, 71, 72 e 74) perdeu na pista. Bernard Hinault (1978, 79, 81, 82 e 85), outro francês, chegou perto: foi segundo em 1986. E o espanhol Miguel Indurain (1991, 92, 93, 94 e 95), primeiro a ganhar cinco vezes seguidas, abandonou na sexta.
Neste ano, porém, Armstrong vive uma situação inédita: vê seu nome envolvido em um escândalo de doping. Único tema, aliás, que pode apagar o brilho de uma eventual vitória do americano.
No mês passado, foi lançado na Europa o livro "L.A. Confidencial: Os Segredos de Lance Armstrong", em que ele é acusado de ter usado drogas. O ciclista entrou na Justiça para impedir as vendas, mas fracassou. "Para mim, acusações extraordinárias demandam provas extraordinárias", rebateu.
Ainda abalados com a morte do italiano Marco Pantani por overdose de cocaína, os organizadores da Volta estabeleceram uma política de "tolerância zero" ao uso de drogas. Ciclistas e times ligados ao doping foram barrados da competição. Além disso, os ciclistas serão submetidos a controles sangüíneos antidoping periódicos. A Volta acaba no dia 25.


NA TV - ESPN International, ao vivo, às 12h30


Texto Anterior: Chuva interrompe jogos masculinos
Próximo Texto: Vôlei: Brasil leva susto, mas vai à fase final da Liga
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.