São Paulo, Sábado, 03 de Julho de 1999
Texto Anterior | Índice

CICLISMO
Escândalo manchou o evento em 98
Volta da França faz "guerra" ao doping

da Reportagem Local

Ainda sob os holofotes de um dos maiores escândalos de doping da história da modalidade, começa hoje, em Puy du Fou, a 86ª Volta da França, a mais importante competição de ciclismo na temporada.
No ano passado, a equipe Festina foi expulsa da Volta após a descoberta, com o massagista da equipe, de 400 frascos com substâncias proibidas. Após a notícia, outras seis equipes, temerosas com a fiscalização, deixaram o evento.
Como se não bastasse, no mês passado, o atual campeão, o italiano Marco Pantani, teve de abandonar a Volta da Itália por apresentar uma taxa de glóbulos vermelhos acima do permitido -o que caracterizaria doping- e decidiu não defender seu título na França.
O diretor da prova, Jean Marie Leblanc, já avisou que neste ano aumentará o número de exames de sangue nos ciclistas, feitos de forma direcionada (os "suspeitos" serão escolhidos) e sem aviso prévio, durante a competição, em uma "guerra" anunciada ao doping.
A Volta termina no dia 25.


Com as agências internacionais


Texto Anterior: Rivais costumam decidir partidas no quinto set
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.