São Paulo, quarta-feira, 03 de agosto de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Maratonistas e marchadores do Brasil trocam Mundial pelo Pan

FERNANDO ITOKAZU
MARIANA BASTOS

DE SÃO PAULO

O Brasil não deve ter representantes na maratona e na marcha atlética no Mundial de Daegu (Coreia do Sul), cujo início será no próximo dia 27.
Cinco atletas tinham obtido o índice: os maratonistas Jean Carlos da Silva, Marílson dos Santos e Solonei da Silva e os marchadores Caio Bonfim e Moacir Zimmermann.
"Eles desistiram do Mundial para ir ao Pan [em outubro]", disse Martinho Nobre dos Santos, superintendente técnico da CBAt (Confederação Brasileira de Atletismo).
"São provas muito desgastantes. Não dá para competir nos dois eventos. Então, eles acabaram optando pelo Pan", afirmou Ricardo D'Ângelo, técnico da equipe BM&F.
Com as desistências, é bem provável que a delegação brasileira seja mais enxuta em Daegu do que foi no Mundial de Berlim, dois anos atrás.
Atualmente, apenas 14 atletas têm o índice garantido. No último Mundial, o Brasil teve 42 representantes -nem assim obteve medalha.
De hoje a domingo, no Troféu Brasil, os brasileiros terão a última oportunidade de obter índice para o Mundial.
Apesar do atual baixo número de classificados, o dirigente da CBAt crê que a delegação em Daegu deve superar a do último Mundial.
"Ainda não estão computados os atletas do revezamento. Acho que levaremos três equipes: 4 x 100 m, feminino e masculino, e 4 x 400 m feminino. Com isso, já são mais 17 atletas", afirma.
Para ao menos igualar Berlim, o Brasil precisaria que mais 11 esportistas conseguissem o índice no Troféu Brasil, que será disputado no Ibirapuera, em São Paulo.
Nove competidores têm o caminho facilitado, pois se sagraram campeões sul-americanos neste ano. Com isso, precisam apenas superar o índice B (mais baixo que a marca exigida normalmente) para ir à Coreia do Sul.
Além daqueles que têm a última chance para ir ao Mundial, o Troféu Brasil também terá a presença de Maurren Maggi. A campeã olímpica do salto em distância já tem vaga garantida em Daegu.
Fabiana Murer, do salto com vara, preferiu permanecer na Europa para competir na Liga de Diamante.


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Regresso
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.