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Expansão começou em 1983
da Reportagem Local
A expansão da ESPN para o exterior começou quatro anos depois de sua criação, em 1983, no
mesmo ano em que se tornou a
maior rede de cabo dos EUA -e
antes mesmo de ter tomado o
país, já que só completou os 50
Estados norte-americanos (o Havaí foi o último) um ano depois.
Seus tentáculos globais lhe rendem hoje uma audiência de 150
milhões de residências, o dobro
do que tem dentro do território
norte-americano.
Alcança desde a Europa, onde
aparece sob os nomes Eurosport e
TV Sport, até a Austrália, passando pela África, pela Índia, por Taiwan e pelo Japão.
Já é vista até na Antártida, depois que tropas argentinas que estacionaram na região pediram
para receber suas imagens.
À América Latina, a rede chegou em 1989, ano em que lançou a
ESPN International.
Hoje a empresa estima atingir
12 milhões de domicílios na região, do México à Argentina.
Quatro anos atrás, foi lançada a
versão brasileira da rede, a ESPN
Brasil, que chegaria a algo em torno de 2,5 milhões de casas.
Assim como a matriz norte-americana, sua programação tem
como base, além das transmissões de eventos, noticiários, entrevistas e mesas redondas.
Aposta bastante na diversificação dos esportes na TV, abrindo
espaço para várias modalidades
que não o futebol, e nas chamadas
grandes coberturas (Copa do
Mundo, Olimpíada e Pan).
No mercado brasileiro, a principal concorrente da ESPN Brasil é
a Sportv, canal da TV paga que é ligado à Rede Globo.
Em relação à rival, tem como principal desvantagem o fato de,
após uma interminável disputa judicial, ter perdido os direitos sobre os principais jogos do Brasileiro de futebol.
(RD)
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