São Paulo, Domingo, 03 de Outubro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Torneio será extinto no próximo ano

da Reportagem Local

A Confederação Sul-Americana de Futebol já anunciou que a Copa Conmebol será extinta no próximo ano.
Pelo novo calendário da entidade, em 2000, serão disputados apenas dois torneios interclubes no continente: a Libertadores da América, no primeiro semestre, e a Copa Mercosul, na segunda metade do ano.
A decisão deveu-se em parte à disputa das eliminatórias para a Copa do Mundo de 2002, que ocuparão quase todo o calendário sul-americano. Mas as federações filiadas à Sul-Americana decidiram não dar sequência à Copa Conmebol.
O torneio, que começou a ser disputado em 1992, é uma versão sul-americana para a Copa da Uefa, hoje o segundo torneio europeu em importância.
A proposta da competição, no início, era reunir os melhores clubes de cada país que não disputassem a Libertadores. Mas como apenas Brasil e Argentina têm mais de três equipes ""grandes" no continente o torneio foi sempre recheado de times sem expressão.
A Copa Conmebol foi vencida apenas por clubes brasileiros ou argentinos. O primeiro título ficou com o Atlético-MG, única equipe que venceu mais de uma vez a competição -foi campeão em 1992 e em 97.
Outros três times brasileiros conquistaram a Copa Conmebol. O Botafogo-RJ venceu em 1993, o São Paulo ganhou em 94, e o Santos foi o campeão da edição do ano passado.
Para ter uma idéia do nível técnico do torneio, o São Paulo conseguiu seu título atuando com o "Expressinho", time formado basicamente por juniores que fez muita fama na época do técnico Telê Santana.
Em 1995 e 96, os argentinos ficaram com o título. O Rosario bateu o Atlético-MG na decisão de 94 em um jogo envolvido em muita polêmica.
O time argentino precisava vencer por quatro gols de diferença para levar a decisão para os pênaltis na final. Ganhou de 4 a 0 no tempo normal e foi campeão na disputa de penalidades em meio a muita violência, dentro e fora de campo, e suspeitas sobre a arbitragem.
No ano seguinte, o campeonato caiu ainda mais em descrédito, e o Lanús acabou sendo campeão. (RBu)



Texto Anterior: Futebol: Desinteresse despedaça a Conmebol
Próximo Texto: Italiano tem confronto de favoritos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.