UOL


São Paulo, sexta-feira, 03 de outubro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ATLETISMO

Iaaf pressiona EUA a explicar caso Young

DA REPORTAGEM LOCAL

O presidente da Associação Internacional das Federações de Atletismo, Lamine Diack, pediu explicação à USATF (federação americana da modalidade) sobre a liberação de Jerome Young para competir nos Jogos de Sydney-00.
O velocista teve antidoping positivo para nandrolona em 1999. Inocentado, ajudou os EUA a vencerem o revezamento 4 x 400 m na última Olimpíada.
Em 2001, a Iaaf questionara a USATF sobre 13 atletas pegos no antidoping, entre 1996 e 2000, que foram inocentados pela federação. Para não revelar nomes, os EUA recorreram à Corte de Arbitragem do Esporte e venceram.
A Iaaf tinha encerrado o caso. Mudou de idéia nos últimos dias.
Na semana passada, o Usoc (Comitê Olímpico dos EUA) admitiu oficialmente o doping de Young, em relatório enviado à comissão COI/Wada que investigou o assunto. Segundo o documento, o Usoc não encontrou, em seu arquivo, uma explicação para a USATF ter liberado Young.
"Isso sugere que há uma regra para os países ricos e outra para os pobres", reclama Dick Pound, da Agência Mundial Antidoping.
Na terça-feira, o Comitê Olímpico Internacional formou uma comissão que irá sugerir uma punição a Young. "Não podemos dizer se a USATF irá liberar os documentos. Mas cresceu a pressão para que isso ocorra", afirmou à Folha Frédéric Donzé, gerente de comunicações da Wada.


Texto Anterior: Segurança do Pan terá Exército, mas à paisana
Próximo Texto: Panorâmica - Automobilismo: FIA começa hoje a analisar mudança em treinos da F-1
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.