São Paulo, sábado, 03 de novembro de 2007

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Alonso sai da McLaren e já busca nova casa

Renault, Toyota, Williams e Red Bull surgem como candidatas a ter o piloto

Acordo "amigável" faz com que espanhol não tenha que pagar multa pelos dois anos de contrato que ainda tinha a cumprir na equipe inglesa

DA REPORTAGEM LOCAL

O rompimento entre Fernando Alonso e a McLaren, que desde o meio do ano parecia apenas uma questão de tempo, foi enfim oficializado ontem.
Em quatro linhas, a equipe inglesa informou que após uma reunião entre as partes ficou decidido que o fim do contrato seria para o bem de ambos.
"Desde que era pequeno sonhava em correr pela McLaren, mas algumas vezes na vida as coisas não funcionam", disse o bicampeão, que terá agora um mês de férias. "Ainda acredito que a McLaren é uma grande equipe. Sim, tivemos nossos altos e baixos, e não é segredo que nunca me senti em casa."
Como a decisão foi "amigável", Alonso, que ainda tinha mais dois anos de contrato com o time, não teve de pagar nenhuma multa pela rescisão.
Contratado a peso de ouro pela equipe de Ron Dennis em 2005, teve de esperar um ano na Renault antes de fazer sua estréia na McLaren. Mas o sonho de menino acabou logo na primeira curva da temporada, em Melbourne, quando foi ultrapassado por Lewis Hamilton e viu que a disputa com o companheiro de equipe não seria como ele havia imaginado.
Piloto de gênio forte, passou o ano reclamando da falta de carinho dentro da escuderia.
A definição, porém, não terá conseqüências só na McLaren. Como a crise do espanhol com a equipe se arrastava há meses, o mercado de pilotos da F-1 aguardava, paralisado, uma decisão de Alonso para que o efeito dominó fosse detonado.
Das 22 vagas na categoria, pelo menos oito estão abertas para a temporada que começa em 16 de março. Mas ainda há a chance de pilotos já garantidos virarem moeda de troca ou até mesmo serem dispensados.
"Fernando está livre para assinar com qualquer equipe para a próxima temporada", disse ao jornal espanhol "As" Luis Garcia-Abad, empresário do piloto.
Além de Renault e Toyota, que desde que a crise de Alonso com a McLaren foi se agravando demonstraram interesse em ter o espanhol, na última semana Williams e Red Bull também apareceram como opções.
Uma eventual volta para a Renault, porém, está cada vez mais difícil. Além de o time ter caído muito de rendimento no último ano -suas melhores colocações foram dois quartos lugares-, a equipe estaria interessada em um contrato de longo prazo com o bicampeão da F-1, algo que não agrada a ele.
Para Alonso, o ideal seria firmar um acordo de duas temporadas para, depois, tentar vaga na Ferrari. A dupla da escuderia italiana, Kimi Raikkonen e Felipe Massa, tem contrato até 2009 e 2010, respectivamente.
A Toyota, que tem uma vaga aberta com a saída de Ralf Schumacher, apesar de ter muito dinheiro, não é vista com bons olhos pelos pilotos, que acreditam faltar mão-de-obra qualificada dentro do time.
Depois de conquistar sua melhor colocação no Mundial de Construtores neste ano, a Red Bull aparece como forte candidata a ficar com Alonso.
Atrativos para o espanhol não faltam. Rica, com um carro projetado por Adrian Newey, conhecido como "mago das pranchetas", a equipe conta ainda com Paul Monaghan, engenheiro-chefe do time e que era engenheiro de Alonso em seus tempos de Renault.
Até uma possível transferência para a Williams não está descartada, já que Nico Rosberg já é apontado como o favorito para formar dupla com Hamilton na McLaren em 2008.


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