São Paulo, sexta-feira, 04 de fevereiro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

XICO SÁ

Ao tio corintiano


Foi o Tolima, essa grande força do futebol latino--americano, que derrubou o teu Corinthians


AMIGO TORCEDOR, amigo secador, besta é tu, besta é tu, como cantavam os Novos Baianos, que por futebol sofre tanto, que estraga dias e noites, que larga até cria da tua costela por qualquer pelada vagabunda, seja de várzea ou de Libertadores.
Sei que não adianta, tio Alberto, tentar nos iludir com essa tática, logo nos pegamos sofrendo de novo, mais trágicos do que atores amadores de uma "Paixão de Cristo", metidos outra vez em um drama, mesmo sabendo como acaba a história.
Sim, tio Alberto, a diferença agora é que o teu Corinthians, mesmo com a torcida desconfiando do "the end", caiu antes de subirem os créditos iniciais, a morte precoce pediu carona aos mochileiros cucarachos.
Desconfio de que aí não chegue tal tipo de notícia, só assim sofrerás menos com o teu clube. Ou haverá Corinthians depois da morte? Esse time é tão louco que não duvido mais de nada.
Tio, façamos de conta que não estejas ciente de mais um ato de uma tragédia chamada Libertadores, então aproveito e conto, assim como te contei aqui mesmo nesta coluna quando o alvinegro voltou à Primeirona, lembras?, uma semana depois que partiste desta para melhor -considerando mesmo que daí não fiques de nada sabendo.
É, velho Alberto Novais, aqueles teus amigos palmeirenses, são-paulinos e santistas soltaram rojões. Parecia o São João de Caruaru mesmo no Parque São Rafael, ZL, a tua quebrada. Secaram mais do que Edgar, meu corvo lazarento. E as piadas? Mesmo que haja Corinthians depois da morte, creio que pelo menos das gracinhas dos adversários estejas livre.
Já ouviste falar no Tolima? Não mesmo? Pois foi essa grande força do futebol latino-americano que derrubou o teu todo-poderoso Corinthians.
Se Ronaldo jogou? Tio, há controvérsias. Estava em campo sim o imortal Fenômeno, mas de que adianta? A bola não chegava até ele. E, como bem sabemos, o R9 não é mais aquela potência para correr atrás da dona redonda.
Se eu fosse ele, meu querido, eu contratava, por minha conta, um garçom para servi-lo. Até já aconselhei que parasse, que fosse gastar com o que é bom a dinheirama, em vez de aguentar aporrinhações e comentários babacas. Sim, meu velho, como dizia o teu poeta preferido, o dos Anjos, o bando de loucos que afaga é o mesmo que apedreja.
Sem mais, aqui me despeço, o Sócrates me convoca para mais uma rodada. Saudades, Francisco.

xico.folha@uol.com.br

@xicosa


Texto Anterior: Documento critica circulação interna
Próximo Texto: Comandante
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.