São Paulo, segunda-feira, 04 de março de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VÔLEI

O império italiano

CIDA SANTOS
COLUNISTA DA FOLHA

A Itália começa a revelar o perfil da sua seleção, que nesta temporada irá tentar conquistar o quarto título consecutivo no Campeonato Mundial, em setembro, na Argentina. O time já tem lugar reservado na história como o único que conseguiu ganhar três títulos mundiais seguidos no vôlei masculino.
O técnico Andrea Anastasi divulgou a lista dos 22 atletas inscritos para a Liga Mundial e, possivelmente, para o Campeonato Mundial. A surpresa foi a convocação de Ferdinando De Giorgi, espécie de talismã da equipe. Ele é um exemplo de longevidade: tem 41 anos e participou das três conquistas anteriores.
Em 1990, quando a Itália ganhou o primeiro título mundial, De Giorgi foi companheiro de seleção de Anastasi, que na época era atacante. Atualmente, ele exerce no Cuneo, time da série principal do Campeonato Italiano, a mesma dupla função do argentino Javier Weber, na equipe da Unisul. É levantador e técnico.
De Giorgi, o atleta mais velho a jogar atualmente em uma seleção de ponta, disputará uma vaga com três levantadores: Valério Vermiglio, 26 anos; Pasquale Sottile, 23; e Dante Bonifante, 25. Uma das surpresas foi a não convocação de Marco Meoni, 29, o levantador titular do time medalha de bronze em Sydney.
Meoni pediu dispensa e alegou razões pessoais. O levantador reserva na Olimpíada, Paolo Tofoli, 36, despediu-se da seleção no ano passado. Resultado: a Itália pode ter problemas nessa posição. Talvez esteja aí uma das razões para a convocação de De Giorgi. Ele pode passar experiência aos novos levantadores.
Mas De Giorgi não será o único experiente do time. O atacante Andrea Giani, 32, também esteve presente nos três últimos Mundiais. Depois de uma temporada fora da seleção para se recuperar de contusões, ele está de volta junto com mais dois trintões: o central Gravina, 32, e o ponteiro Sartoretti, 31.
Comparada com o time que foi à Olimpíada, a lista traz poucas mudanças. Além de Meoni e Tofoli, apenas dois atletas que atuaram em Sydney não foram relacionados: Bracci, 36, e Gardini, 37. E o motivo foi o mesmo: decidiram se aposentar da seleção.
O certo é que, se quiser mesmo registrar a façanha de mais um título mundial, a Itália terá de superar pelo menos três grandes seleções: Brasil, Rússia e Iugoslávia. A tarefa não é nada fácil.
A lista dos convocados do time brasileiro só deverá sair no dia primeiro de abril. A base da seleção do técnico Bernardinho deverá ser novamente o Telemig/Minas, que no sábado mostrou mais uma vez sua força. Venceu a Ulbra por 3 sets a 1 na decisão do título do turno e garantiu vaga nas semifinais da Superliga Nacional.
O jogo não foi tudo aquilo que se esperava: muitos erros dos dois lados. No primeiro set, por exemplo, dos 21 pontos registrados pela Ulbra, 11 foram de falhas do Minas. Só deu prazer de ver mesmo a partida no quarto set, quando as defesas dos dois times passaram a funcionar melhor.
No feminino, foi um fim de semana de surpresas. O Macaé, da atacante Bia, surpreendeu o BCN/Osasco, de Virna, com uma vitória por 3 sets a 2. Mas o troféu de honra ao mérito da rodada fica para o São Caetano, que foi a Curitiba e derrotou o favorito Rexona, campeão do turno, por 3 sets a 1.

Retorno
O ex-atacante Jorge Édson, campeão olímpico nos Jogos de Barcelona, está de volta ao vôlei. Ele é o novo assistente técnico do time adulto feminino do BCN. A comissão técnica é comandada por José Roberto Guimarães, que tem como auxiliar Paulo Cocco. Jorge, que parou de jogar há duas temporadas, vai trabalhar também no time juvenil, que é dirigido por Cocco.

Japonês
O Toray, do brasileiro Axé, terminou a fase de classificação na liderança do Campeonato Japonês com quatro derrotas em 18 jogos. Em segundo ficou a Nec, de Anderson, com a mesma pontuação, mas desvantagem nos sets. O Suntory, de Gílson, acabou em quarto lugar. A fase final começa dia 15 com os quatro primeiros colocados. O Panasonic, de Nalbert, ficou sexto e não se classificou.

E-mail cidasan@uol.com.br



Texto Anterior: Automobilismo: Segundo em Miami, Ferran já quer título
Próximo Texto: Futebol - José Geraldo Couto: Vira-revira no Maracanã
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.