UOL


São Paulo, domingo, 04 de maio de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUTEBOL

Inchaço do Mundial está acertado, mas entidade espera achar fórmula de disputa que não cause prejuízos técnicos

Fifa dá sinal verde para Copa de 36 times

RODRIGO BUENO
DA REPORTAGEM LOCAL

A grande discussão da Fifa agora é como viabilizar a Copa com 36 seleções. A entidade que rege o futebol mundial adiou ontem a decisão sobre o número de participantes da Copa-2006, na Alemanha, mas o inchaço do torneio está extra-oficialmente selado.
A decisão final sobre o aumento ou não do número de países envolvidos na disputa sairá no dia 29 de junho, data da próxima reunião do Comitê Executivo da Fifa.
Porém o que estaria em discussão agora seria a fórmula de disputa do torneio, pois o Comitê Técnico e o Comitê de Futebol da Fifa divulgaram anteontem que tecnicamente não seria positivo um Mundial com 36 equipes.
""Foi acertado 36 [seleções", mas em condições que preservem o espírito esportivo", disse Joseph Blatter, presidente da Fifa.
A Folha revelou no dia 13 de abril que um acordo para inchar a Copa foi costurado pelos dirigentes da Uefa e da Conmebol.
Gerhard Mayer-Vorfelder, presidente do Comitê Organizador da Copa, disse que a Alemanha não terá problemas em receber 36 times, mas entende ser difícil uma fórmula esportivamente justa com esse novo número. ""O problema é criar um calendário. É extraordinariamente complicado."
Ricardo Teixeira, presidente da CBF e membro do Comitê Executivo da Fifa, confirmou que a Copa com 36 seleções está aprovada.
A proposta de inchar o Mundial partiu da Conmebol, que deverá agora idealizar um novo sistema de disputa. A entidade ficou revoltada com a distribuição de vagas para a Copa de 2006. A América do Sul ficou com quatro vagas, sendo que o Brasil, atual campeão mundial, jogará as eliminatórias.
Pela proposta, a Conmebol ganharia mais uma vaga. A Uefa, entidade que controla o futebol europeu, teria mais duas vagas com a mudança. Assim, a mais poderosa das confederações teria aderido à sugestão sul-americana.
O grande problema para o Mundial com 36 equipes seria o prejuízo técnico de algumas equipes. Pela proposta original da Conmebol, os nove campeões de chaves e os sete melhores segundos iriam ao mata-mata.
Para definir os vices, não haveria como todos os times jogarem no mesmo horário -equipes dependeriam do resultado de outros grupos e ficariam dias esperando para saber se estão classificadas.
O Comitê Técnico e o Comitê de Futebol da Fifa também divulgaram que seria melhor fazer um Mundial com 40 seleções, tecnicamente, do que uma Copa com 36 equipes -seriam então oito grupos com cinco times cada um.
Problemas logísticos também precisariam ser solucionados para o Mundial com 36 times. Seriam mais jogos, mas não haveria mais dinheiro por isso -os contratos da Copa já foram feitos.



Texto Anterior: Decisão final sobre cortes será em 2 de junho
Próximo Texto: Copa feminina é tirada da China devido à Sars
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.