São Paulo, Domingo, 04 de Julho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MEMÓRIA
Há 40 anos, Bueno ganhava 1º título


da Reportagem Local

Há exatos 40 anos, Maria Esther Bueno se tornava a primeira brasileira a vencer a chave de simples do Torneio de Wimbledon.
No dia 4 de julho de 1959, a tenista paulistana batia Darlene Hard (EUA), na final do torneio inglês, em dois sets -6/4 e 6/ 3.
Bueno voltaria ainda a ganhar mais duas vezes em Wimbledon.
Em 1960, bateu na decisão a sul-africana Sandra Reynolds (8/6 e 6/0). Quatro anos mais tarde, derrotou a maior campeã da história do Grand Slam, a australiana Margaret Court (24 títulos de simples), em três sets: 6/4, 7/ 9 e 6/3.
Jamais uma jogadora sul-americana voltaria a conquistar o torneio de simples em Wimbledon.
O título de 59, de qualquer forma, não foi o primeiro troféu de Bueno em Wimbledon.
Um ano antes, ela conquistara o torneio de duplas, jogando ao lado de Althea Gibson (EUA), na primeira vez que atuava em uma quadra de grama. Repetiria o feito outras quatro vezes.
Além de Wimbledon, Bueno venceu ainda o Aberto dos EUA, nas simples, por quatro vezes.
E, com vitórias ainda na Austrália e na França, se tornou a primeira tenista a conquistar todo o Grand Slam em duplas.
Os títulos de Bueno permaneceram muito tempo como as únicas conquistas do tênis brasileiro em Grand Slams (feito semelhante só voltaria a ocorrer em 1997, quando Gustavo Kuerten venceu o Aberto da França).
Depois da aposentadoria, Bueno, hoje com 59 anos, tem voltado a Wimbledon para trabalhar como comentarista para uma rádio inglesa.


Texto Anterior: Kuerten será quinto do mundo
Próximo Texto: Futebol: EUA preferem Mundial feminino a Copa
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.