São Paulo, quarta-feira, 04 de agosto de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Balança amedronta principal dupla da vela

DOS ENVIADOS A ATENAS

Não é o barco, nem os adversários. O que tira o sono de um dos mais experientes atletas da vela brasileira é uma simples balança.
Marcelo Ferreira, que tenta ao lado de Torben Grael a terceira medalha olímpica na star, precisa perder cinco quilos até o dia 20.
Ele atua como proeiro na dupla e é o responsável pelo equilíbrio da embarcação. Até Atlanta-1996, se dizia que o especialista nessa função deveria ter mais de 120 kg. Ferreira fez de tudo para engordar, chegou a ostentar 126 kg com seus 1,80 m e levou o ouro. "Ganhei a medalha e herdei duas hérnias de disco. Não era saudável."
Mas a classe mudou. Agora existe uma equação para balancear os pesos dos dois tripulantes. É uma regra de proporcionalidade que visa não permitir que os atletas ultrapassem os 200 kg.
Torben pesa 88 kg e pretende chegar aos 90 kg antes da disputa. O resto do trabalho é de Ferreira.
O velejador de 38 anos precisa sair dos seus 110 kg e chegar aos 105. "Acho mais fácil perder do que ganhar", diz Ferreira, que pedala e joga tênis para emagrecer. Quem estiver fora do peso na star não pode competir. (GR E RD)


Texto Anterior: O personagem: Caçula do país, Jeniffinha quer "esticar" e Pequim
Próximo Texto: Panorâmica - Vela: Técnico de Scheidt vê falhas em barco
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.