São Paulo, segunda-feira, 04 de agosto de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tufões estão no caminho de futebol, hipismo e vela

Departamento de meteorologia ainda não tem datas e intensidade dos fenômenos

Distantes da agitação da Olimpíada, Qingdao, Hong Kong e Xangai correm risco de sofrer com a intempérie durante os Jogos de Pequim


Joe Klamar/France Presse
CORREDEIRA: O eslovaco Michal Martikan, dono de um ouro (Atlanta-96) e duas pratas (Sydney-2000 e Atenas-2004) em Olimpíadas, treina para a prova de C1 no distrito de Shunyi, em Pequim, no local que abrigará as competições de canoagem slalom a partir do dia 18

EDGARD ALVES
ENVIADO ESPECIAL A PEQUIM

Relegados a cidades longe de Pequim e da efervescência olímpica, o que já foi motivo de reclamação, atletas do hipismo, da vela e do futebol souberam ontem que vão encarar um problema a mais nos Jogos. Ou dois. Ou três. Tufões, no caso.
O Departamento de Meteorologia de Pequim anunciou ontem que "dois ou três tufões" atingirão Qingdao, Hong Kong e Xangai até o fim de agosto.
Datas e intensidades ainda são imprecisas. Mas o departamento promete dar os alertas com 36 horas de antecedência.
"O período de tufões no leste da China vai de junho a setembro, e em agosto cinco ou seis devem ser formar no oceano. Desses, dois ou três afetarão Qingdao, Hong Kong e Xangai", afirmou ontem a diretora do departamento, Wang Jianjie, em entrevista coletiva no centro de imprensa dos Jogos.
"A formação de tufões é gradativa. Assim, já podemos detectar quando eles começam a se formar e dar o alerta, com as previsões de rota e de intensidade", disse a especialista.
Segundo ela, cada tufão afetará as regiões atingidas por dois ou três dias, com chuvas e ventos fortes. "Não abalarão um evento inteiro, mas só uma parte deles", completou Wang.
Em termos. A afirmação é verdadeira para eventos longos, como as competições de vela, em Qingdao. Mas não para as partidas de futebol programadas para Xangai nem para o hipismo, em Hong Kong.
"Aí, acaba a competição", afirmou Ciro Rivaldo Filho, chefe de equipe do Concurso Completo de Equitação, cuja disputa acontece em quatro dias, de 9 a 12 de agosto. "Não sei qual é a estratégia da organização, se adiariam as provas ou até se suspenderiam tudo", disse ele, que ficou surpreso com a informação. "Não se comentou sobre isso em Hong Kong."
Na vela, cenário parecido: desinformação. Lilian Fiedler, subchefe da equipe brasileira, participou de reunião com a comissão responsável pelas regatas em Qingdao e disse que o tema tufão não foi abordado.
No futebol, tanto a equipe feminina como a masculina podem jogar semifinais em Xangai. "Eu não me assusto. São coisas de natureza, que você não pode evitar", disse o zagueiro Thiago Silva. Os jogos estão marcados para os dias 18 (feminina) e 19 (masculina).

Texto Anterior: Gustavo diz que falta arrumar tudo
Próximo Texto: Previsão: Chuva deverá marcar a cerimônia de abertura dos jogos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.