São Paulo, terça, 4 de agosto de 1998

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Tabela e Copa brecam verba

da Reportagem Local

Para os consultores de marketing, a ausência de muitos investidores neste Campeonato Brasileiro é explicada pela desorganização do futebol nacional e pelo fracasso da seleção na Copa da França.
O consultor Ricardo Botelho, 43, acredita que o calendário atrapalha a aquisição de patrocinadores.
"Quem vai querer patrocinar um time que você não sabe nem quando vai jogar?", indagou.
Botelho entende que há uma grande diferença entre investidor e patrocinador. "Uma coisa é investir no futebol, outra é patrocinar. Parmalat, Cirio e Viscaya têm tradição internacional em investir em esporte, apóiam times na Europa. No Brasil, há mais patrocinadores, que ainda estão se adequando à nova lei."
A perda do título mundial na França é a principal razão encontrada pelo consultor Jaime Troiano, 52, para a dificuldade em arranjar patrocínio.
"Um efeito imediato de frustração diante da derrota na Copa deve ter influenciado algumas decisões de patrocínio", disse.
Para Troiano, a imprevisibilidade do desempenho das equipes tende a afugentar os investidores.
"Os patrocinadores conseguem controlar a exposição pública de suas marcas nos clubes, quantas horas aparecem na TV, mas não têm como controlar o sucesso do time." (RD e RBu)



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