São Paulo, quinta-feira, 04 de setembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUTEBOL

Janela indiscreta


Seguir as transferências de atletas "ao vivo" no último dia do mercado aberto vira algo tão atraente quanto um jogo

RODRIGO BUENO
DA REPORTAGEM LOCAL

O ÚLTIMO dia da janela de transferências virou um dos maiores baratos do futebol atual. Acompanhar on-line as aquisições de última hora, a enxurrada de negócios desesperados e atrevidos, é um prato cheio até mesmo para quem não curte ficar antenado. Quem deu palpites até a semana passada para a temporada (não falei que o Zenit ia desbancar o Manchester United?) pôde se deparar com cenário bem diferente em segundos. O time mais poderoso de Manchester, por exemplo, não pôde usar Berbatov contra o emergente clube russo, atração na Copa dos Campeões. E quem vive escrevendo no Brasil Manchester como um sinônimo de Manchester United terá que se desdobrar agora com o repentino crescimento do Manchester City na mídia. As coisas estão cada vez mais rápidas no mundo. Possivelmente em poucos meses, o clube de Robinho apareça tanto quanto o Chelsea (o que era o time de Felipão até 2003?). A Inter, com José Mourinho e sem alguns traumas (seca de títulos, apito juventino, Milan na Champions League...), ganhou Quaresma e subiu no meu conceito após a rodada inaugural do Italiano. Não mudarei palpites, mas cito a equipe de Milão como exemplo de como o mercado tão dinâmico ""só termina quando o juiz apita" (""fantasys" não são brincadeira). E isso mesmo com a ciência geral de que é melhor para todos contratar com boa antecedência. Comentar a ida de Robinho para o Manchester City? Ele mereceu o novo clube (que é tradicional e já ganhou título de expressão fora da Inglaterra), e os novos donos do Man City merecem o moleque. Mania de grandeza por mania de grandeza... O Adug, grupo dos Emirados Árabes, e o atacante brasileiro apostaram na liga certa, não há dúvida. E o Manchester City é uma das melhores opções para investimento nesse inflacionado Inglês. Como o assunto é mais grana que bola, vale tudo. Foram 28 transações no último dia na Premier League, além de um atleta liberado (Smertin). Teve até brazuca, Vítor Flora (?), contratado pelo Liverpool (!) pelo YouTube (?). DVD tem os dias contados. Assim como...

ARSHAVIN
O status do meia russo mudou bem no meio do ano, mas o de seu clube (Zenit) também. Uma prova do mercado (fora Inglês) em baixa.

HUNTELAAR
O status do atacante holandês segue elevado, diferentemente do de seu clube (Ajax). Outra prova do mercado (fora Inglês) em baixa.

PVC
A maior contratação da janela de transferências estreou segunda na Folha. Já conheci muita gente no Brasil e no exterior que manja ao extremo de futebol. Mais que o Paulo Vinicius Coelho, ninguém. Não poderia haver melhor reforço.

rbueno@folhasp.com.br



Texto Anterior: Fifa investigará duelo da seleção brasileira
Próximo Texto: Argentina: Basile tem dúvidas em ataque "baixinho"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.