São Paulo, sexta-feira, 04 de dezembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AÇÃO

Na flor da idade


Brasileira chegou perto do título mundial de surfe, mas ondas pesadas e nova geração dificultaram seu caminho

CARLOS SARLI
COLUNISTA DA FOLHA

AINDA não vai ser neste ano que faremos um campeão mundial de surfe no ASP World Tour. A chance se foi no último sábado, em ondas de dez pés, na penúltima etapa do Mundial feminino disputada em Sunset, Havaí.
Silvana Lima, 25, vice-líder do ranking, foi barrada nas quartas de final e abriu caminho para o terceiro título consecutivo da australiana Stephanie Gilmore, 21.
Há quatro anos no Tour e vice-campeã em 2008, faltava para Silvana uma vitória em provas da elite, resultado que veio na segunda etapa deste ano, na prestigiada prova de Bells Beach, Austrália. Em seguida, lá mesmo na Austrália, outra vitória, ambas sobre Gilmore, e a chance da inédita conquista para o Brasil se tornou efetiva.
Após as etapas de Portugal e do Peru, a disputa ficou ainda mais polarizada entre as duas. E chegou à fase havaiana do Tour. As ondas subiram, e a emoção pesou na decisão.
Silvana passou bem na primeira bateria do Gidget Pro e avançou direto à terceira fase, mas contra duas havaianas, nas difíceis condições do mar, por conta do tamanho e do posicionamento na linha da arrebentação, ela parou ali. A quarta rival de bateria não pegou uma única onda.
Silvana vai para a etapa de encerramento da temporada, em Honolua, Havaí, para ratificar o vice-campeonato e já pensando em 2010, ano decisivo para a sua, e nossa, pretensão de título. Isso porque uma nova geração está chegando com tudo. A mais velha adversária de Gilmore na final em Sunset tinha 19 anos, a campeã, a havaiana Carissa Moore, 17.
Campeã da divisão de acesso, a havaiana Coco Ho, filha de Michael, tem 18; Lee Ann Curren, francesa filha do tricampeão mundial Tom, 19; a australiana Sally Fitzgibbons, 19; Alana Blanchard, que depende do resultado de Honolua, mas lidera a Tríplice Coroa Havaiana, 19. Todas arrebentam em mares pesados. E, não bastasse essa juventude, Gilmore, que acaba de atingir a maioridade legal, tem o inédito retrospecto, mesmo para homens, de disputar três temporadas e vencer todas. E não dá sinal de que vá parar por aí.

DECISÃO DO WQS
Nove das 15 vagas para o Mundial da ASP 2010 estão definidas, Jadson André entre eles. Das restantes, quatro brasileiros têm chances. Swell grande é aguardado no Havaí, e o O'Neill pode ser reiniciado hoje.

BIG SURFE NO HAVAÍ
Ontem, em Waimea, foi aberta a 25ª edição do Quiksilver em Memória de Eddie Aikau. A prova só ocorreu sete vezes em 24 anos dada a exigência no tamanho da onda. Carlos Burle é convidado.

MOUNTAIN BIKE
A 14ª edição do MTB 12 horas será amanhã em Itupeva, SP, e pela primeira vez a largada será de dia.

sarli@trip.com.br


Texto Anterior: Portuguesa: Fifa responde ao clube, mas não exige punição ao Guarani
Próximo Texto: Eleição presidencial do Santos foca continuismo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.