São Paulo, Quarta-feira, 05 de Janeiro de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TÊNIS
Dada a largada

THALES DE MENEZES

Na próxima segunda-feira sai a primeira lista de classificação da ATP nesta temporada.
Trata-se da primeira parcial da "Corrida dos Campeões", que definirá no final do ano o campeão mundial de tênis de 2000.
A lista será um "top 96", com todos os tenistas que disputam os torneios de Doha (Qatar), Adelaide (Austrália) e Chennai (Índia), que estão rolando nesta semana.
Quem tiver a paciência de ler a classificação que os jornais devem trazer encontrará nomes como Sultan Khalfan, Ivo Heuberger, James Sekulov, Sunil Kumar, Andy Ram e Chris Rochus.
Quem não conhece os ilustres desse "dream team" acima não precisa ter vergonha. O colunista também nunca viu nenhum deles mais gordo.
São tenistas que vieram das chaves qualificatórias ou receberam convites para participar dos três torneios da semana.
No sistema antigo de pontuação da ATP, eles demorariam algum tempo para figurar entre os cem melhores do ranking. Agora, talvez por uma semaninha apenas, vão figurar entre os 96 da lista -e o australiano James Sekulov já foi além-, porque ganhou na primeira rodada do torneio de Adelaide e garantiu, pelo menos, um lugar entre os 48 primeiros da lista da próxima segunda-feira.
A liderança estará com o campeão de Doha, que levará 35 pontos. No segundo posto, empatados, os vencedores de Adelaide e Chennai, cada um com 24 pontos. Se os cabeças-de-chave número um confirmarem seu favoritismo, a semana inicial da "Corrida dos Campeões" terá Nicolas Kiefer em primeiro, seguido por Yevgeny Kafelnikov (que joga em Chennai) e Thomas Enqvist (em Adelaide).
Assim, com caras novas e uma maneira mais clara de somar pontos, o tênis 2000 começa. Mas essa lista só vai ficar mesmo com cara de ranking no fim do mês, quando as feras disputarem o caminhão de pontos oferecido no Aberto da Austrália.

NOTAS

Quase todos
Se novas contusões não atrapalharem, o próximo Aberto da Austrália vai bater um recorde de mais de dez anos. Entre os 50 melhores tenistas do mundo, apenas o chileno Marcelo Ríos, machucado, não pretende jogar o primeiro Grand Slam da temporada. Desde o US Open de 1989 que 49 dos 50 primeiros do mundo não disputam o mesmo campeonato.

Lado feminino
Entre as mulheres, 46 das 50 primeiras vão jogar. O recorde é de Roland Garros-91, que teve todas as "top 50".

Troca-troca
Gustavo Kuerten mudou de banco, quer dizer, de patrocinador. O leilão pelo jogador deve ter sido bravo. O patrocinador antigo não entregou um produto com a visibilidade de Kuerten sem lutar. Principalmente agora, com o garoto entre os cinco melhores.

E-mail thales@folhasp.com.br


Texto Anterior: Agenda
Próximo Texto: Futebol: Overdose leva Maradona ao hospital
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.