São Paulo, segunda-feira, 05 de janeiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VÔLEI

Por um lugarzinho em Atenas

CIDA SANTOS
COLUNISTA DA FOLHA

Ano de Jogos Olímpicos, 2004 começa com a luta de seleções por uma vaguinha em Atenas. Para alívio geral da nação, o Brasil, já classificado para os torneios masculino e feminino, está fora dessa briga. Hoje, têm início os Pré-Olímpicos europeus, que prometem ser os mais disputados dos últimos tempos.
Basta lembrar que a Rússia, uma das potências mundiais, ainda não tem nenhuma de suas duas seleções classificadas. No feminino, por exemplo, o time vai disputar uma vaga com Itália, ouro no último Mundial, Polônia e Turquia, respectivamente, campeã e vice-campeã européia.
O torneio, com sede no Azerbaijão, terá mais quatro seleções: Alemanha, Holanda, Bulgária e o time da casa. O certo é que a situação dos europeus ficou complicada depois da Copa do Mundo. China, Brasil e Estados Unidos conquistaram as três primeiras colocações e garantiram a classificação olímpica.
Ou seja, às equipes da Europa restou apenas uma vaga no Pré-olímpico e a disputa por mais três vagas na repescagem em maio, no Japão, que reunirá seleções de todos os continentes. Pela lógica, a Rússia já era para estar classificada, o que tornaria a disputa continental menos acirrada.
Para quem não lembra, as gigantes russas, vice-campeãs olímpicas, foram um fiasco no último Europeu. Ficaram em quinto lugar. A explicação oficial, acredite se quiser, foi um vírus que atingiu algumas das principais atletas, como as atacantes Artamonova e Gamova, e derrubou o time.
Resultado: a Rússia não jogou a Copa do Mundo. Os representantes europeus foram Itália, Turquia e Polônia. E nenhuma dessas equipes ficou entre as três primeiras colocadas, posições que valiam vagas em Atenas. As italianas acabaram em quarto lugar, as turcas, em sétimo, e as polonesas, em oitavo.
No masculino, a Rússia não sofreu com o vírus, mas o resultado da história não foi muito diferente. O time acabou em terceiro lugar no Europeu, atrás de Itália e França. Ou seja, não conseguiu se classificar nem recebeu convite da Federação Internacional de Vôlei para disputar a Copa do Mundo.
Para alívio geral dos russos, eles não terão que enfrentar no Pré-olímpico seus principais adversários. Itália e Sérvia e Montenegro, ao lado do Brasil, conquistaram as três vagas que estavam em jogo na Copa do Mundo. A disputa mesmo deverá ser com a França, atual vice-campeã européia.
As outras seis seleções inscritas no Pré-Olímpico, que começa hoje, na Alemanha, são: Polônia, Bulgária, Espanha, Holanda, Finlândia e o time da casa. O maior desfalque dos russos é o atacante Roman Iakovlev. Ele não anda em clima muito amistoso com o técnico Guennadi Chipouline e nem foi convocado.
Nesta semana também estão sendo realizados os Pré-Olímpicos da África e o torneio masculino da América do Norte e Central, com a disputa entre EUA, Cuba e Canadá. A partir de sexta, será a vez de a Argentina, reforçada por Marcos Milinkovic, Peru, Venezuela e Chile decidirem qual das quatro seleções vai a Atenas.

Italiano
Começa no domingo o segundo turno do Italiano. Após 13 rodadas, o Macerata, de Nalbert, é o que está mais bem colocado entre os times com brasileiros: quarto lugar. O Latina, de Gustavo, está em sétimo, na frente do Cuneo, de Giba, o oitavo. O Montichiari, de Maurício e Joel, é o décimo. O Modena, de Dante, está em 12º lugar, e o Ferrara, de Rodrigão, é o vice-lanterna, com quatro vitórias em 13 jogos.

Peneira
O Objetivo, de Sorocaba, selecionará atletas para suas equipes masculinas infantil (nascidos em 87 e 88) e juvenil (85 e 86). Os testes serão nos dias 16 e 17 de janeiro, a partir das 8h, no ginásio Portal da Colina: rua Romeu do Nascimento, 777, em Sorocaba (SP). Mais informações podem ser obtidas no telefone 0/xx/15/3331-7200.

E-mail: cidasan@uol.com.br

Texto Anterior: Futebol - José Geraldo Couto: Rivaldo e a Arábia
Próximo Texto: Futebol: Orçamento breca farra de contratações
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.